Arquivo LQ
Foto: Arquivo Lente Quente

Ponta Grossa é a cidade mais populosa dos Campos Gerais. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, o município possui mais de 310 mil habitantes. A população estimada para 2017 é de 344 mil habitantes e Ponta Grossa completa nesta sexta-feira (15) 194 anos.

O município se formou no Caminho das Tropas, a rota que os tropeiros fundaram para assegurar o comércio de animais e alimentos no período colonial. Os primeiros registros de ocupação na região datam de 1704, mas apenas em 1823 o povoado de Ponta Grossa foi elevado à Freguesia e, em 1862, à condição de cidade.

O avanço e a chegada das ferrovias acelerou o crescimento do município, sobretudo a partir do século XX, quando a Estação São Paulo – Rio Grande, popularmente conhecida como Estação Saudade, foi inaugurada. Os trabalhores das ferrovias também são protagonistas da história do time de futebol mais tradicional da cidade, o Operário Ferroviário Esporte Clube, fundado em 1912. O Operário conquistou neste domingo, 10, o título da Série D do Campeonato Brasileiro.

Confira o vídeo comemorativo produzido por Angelo Rocha.

Acompanhe outras notícias sobre Ponta Grossa

"É um sonho da nossa comunidade tirar o lixão daqui"

Operário é campeão brasileiro pela primeira vez

Buracos do descaso: reflexos do abandono na Vila Cristina