Em agosto do ano passado a Associação Instituto Klimionte Ambiental, Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa assinaram o termo de compromisso para a construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) dos Campos Gerais para atender os animais silvestres. A obra deve ser entregue até o final deste ano.

 

População cuida de animais abandonados e que sofreram maus tratos. Eles são chamados de cães comunitários. Foto: Verônica Scheifer.

População cuida de animais abandonados e que sofreram maus tratos. Eles são chamados de cães comunitários. Foto: Verônica Scheifer.

 

 

O investimento do instituto pode chegar a R$ 1,5 milhão. No Cetas irá ser verificado a saúde do animal e encaminhar para a soltura, caso ele seja apto para poder ser realizada a adaptação da natureza. Os animais que serão encaminhados até o institutos serão levados pela Polícia Ambiental e IAP.

 

 

Em 2001, o Ibama fechou a maior parte dos seus escritórios no estado do Paraná. As unidades que foram fechadas são a de Ponta Grossa, Guarapuava, Irati, Pato Branco e Maringá. Restaram apenas cinco unidades para atender os 399 municípios do Paraná. As unidades que restaram abertas são: Paranaguá, União da Vitória, Londrina e Cascavel. Sem o auxílio imediato dessas unidades, a cidade de Ponta Grossa recorre à Polícia Ambiental.

 

 

No município, pode ser visto livremente animais silvestres sendo vendidos em alguns comércios, sem a devida fiscalização. Casos de maus tratos com esses animais já foram denunciados a Guarda Municipal e a Polícia Ambiental. “O tráfico de animais silvestres é crime no Brasil, mas é uma prática que é realizada ainda pelo retorno financeiro alto e muitos animais morrem nesse processo”, conclui o Biólogo e Professor de Zoologia de Vertebrados da UEPG, Denilton Vidolin.

 

 

O secretário de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Ary Lovato, afirma que as denúncias só aumentam. “Nós atendemos aproximadamente 150 denúncias no prazo de um ano. É bastante significativo, nunca em nenhum momento nós atendemos esse volume de denúncias. Só em 2017 foram 230 atendimentos.”, declara Ary Lovato.

 

 

Os estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa organizaram uma ação preventiva sobre o tema no dia 30 de junho de 2018, no Parque Ambiental. O objetivo é que os estudantes possam levar o conhecimento da importância de preservar e denunciar casos de maus tratos e a venda ilegal e tráfico de animais silvestres.

Para denunciar qualquer tipo de maus tratos a animais, entre imediatamente em contato pelo 0800-643-2626 ou  disque 153.

 

 

No ano passado, o Periódico publicou um texto com foco em animais domésticos e que já demonstrava alta nos dados: https://periodico.sites.uepg.br/index.php/cidade-cidadania/917-numero-de-denuncias-sobre-maus-tratos-aos-animais-aumenta