Prefeitura de Ponta Grossa revisa Plano Diretor Municipal com dois anos de atraso

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa revisa, com dois anos de atraso, o Plano Diretor Municipal, com previsão de concluir o documento até o início de 2019. A atual versão do Plano é de 2006 e já considera o Estatuto da Cidade (de 2001), que apresenta as diretrizes à legislação do desenvolvimento urbano.

 

 

Com revisão prevista a cada 10 anos, o Plano visa conter a expansão demográfica, responsável pela dispersão demográfica em Ponta Grossa. Por análise do crescimento radial entre os eixos comerciais que cortam a cidade, por oficinas e audiências abertas ao público, o plano deve mobilizar a população e otimizar a distribuição de recursos, conforme as necessidades de cada zona da cidade, como escolas, postos de saúde, transporte público e praças, além de limitar a quantidade de andares em prédios situados de zona residencial.

 

 

Rodrimar Paes, formando em Geografia e membro da Frente de Movimentos Sociais de Ponta Grossa, afirma que uma das diretrizes do Plano é o direito à moradia e, por isso, deve-se questionar a existência de lotes vazios na cidade. “Os lotes vazios decorrem da especulação imobiliária”, avalia. Paes exemplifica a situação das consequencias do Plano Diretor. “O loteamento Lagoa Dourada, na região do Alagados, foi construído em uma região onde há um lençol freático a 30 centímetros do solo e, ao fazer o alicerce da casa, já se encontra um banhado. Por isso é importante o Plano Diretor”, explica Rodrimar Paes.

 

 

Rosiane Henneberg, que trabalha na livraria da UEPG, mora nas proximidades da Rua Afonso Celso, no bairro 31 de Março, e avalia as consequencias da ausência de um Plano Diretor. “Na formação rochosa de Ponta Grossa passa vertente de água e, atrás do meu prédio, onde tem muita água, construíram um prédio, trazendo problemas ao condomínio”, diz.

 

 

O calendário do Plano Diretor traz quatro oficinas e cinco audiências abertas ao público. A próxima oficina ocorre nesta segunda-feira, 30/07, às 18h30min, na Biblioteca Pública Municipal de Ponta Grossa. Na terça, 31/07, a oficina acontece na Escola Otacila Hasselman de Oliveira, em Uvaranas. Confira agenda de eventos da revisão do Plano Diretor em PG.

 

 

calendário

Fonte: Plano Diretor Municipal de Ponta Grossa