Para uso do aplicativo, é preciso desinstalar versão anterior

Durante os dias 07 e 08 de outubro, multas referentes ao Estar não foram aplicadas. | Foto: Raylane Martins

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), lançou o novo aplicativo Estar Ponta Grossa no dia 07 de outubro e usuários já indicam mau funcionamento do sistema. O aplicativo é atualmente o único modo de regulamentação do Estacionamento Rotativo (Estar) na cidade. Implementado no final de 2018, a versão foi desabilitada pela Prefeitura. Para uso do novo aplicativo, o usuário deve desinstalar o antigo, conforme orientação da Prefeitura.


A comerciante Débora Gil, 40 anos, foi uma das pessoas que tiveram problema com o novo Estar Digital. Ela afirma que possuía R$20,00 no aplicativo antigo, mas ao fazer a troca para o novo sistema, não ocorreu a migração dos créditos. “É uma situação desnecessária para a população. Tive que perder um dia de trabalho só para ir até a AMTT resolver o problema”, diz.
Durante os dias 07 e 08 de outubro, multas referentes ao Estar não foram aplicadas. O vereador Geraldo Stocco protocolou um pedido na AMTT para que esse período se estendesse até dia 14 de outubro, porque o aplicativo não estava funcionando, mas o pedido foi negado.


O coordenador geral do Departamento de Trânsito (DEPTRAN), João Rodrigo Pontes, diz que não dá para prejudicar uma grande parcela da população em detrimento de um pedido de um vereador. “Quando você não fiscaliza a rotatividade da cidade, você prejudica uma cadeia do comércio. Nós não temos motivos para justificar abrir mão de uma semana de multas. O aplicativo já está funcionando plenamente. Demos dois dias de adaptação para o usuário”, afirma Pontes.


Em 10 de outubro, a AMTT teve de disponibilizar três funcionários só para a fila de atendimento aos usuários com problemas no aplicativo. Nos três dias anteriores, a fila era bem maior, segundo Pontes.

O aposentado Valdinei (sobrenome não identificado a pedido da fonte), 71 anos, conta que, depois da digitalização do sistema do Estar, não o utiliza mais. “Depois que mudou para digital, diminuiu ainda mais o número de guardas na rua. O que torna mais difícil achar algum para comprar. Esse sistema foi feito para pessoas jovens. Nem eu nem nenhum dos meus amigos conseguimos utilizar o aplicativo”, explica.

 

Como funciona o Novo Estar Digital
Para acesso ao novo Estar Digital, é preciso baixar o aplicativo no celular, através da loja de aplicativos Play Store. Em seguida, o usuário faz o cadastro, digitando o e-mail, CPF, placa do veículo e senha. O passo seguinte é a compra de créditos digitais, realizada através de cartão de débito ou crédito.


Ao estacionar, o usuário digita no aplicativo a placa do veículo, duração e local de estacionamento. Os créditos digitais são debitados do aplicativo. Pela placa do veículo, os guardas do Estar verificam no sistema os dados usuário no estacionamento.


O antigo cartão Estar (versão em papel) foi extinto na metade do primeiro semestre deste ano. Nem na AMTT é possível mais comprá-los. Para compra de créditos, o usuário precisa ter cartão de débito ou crédito, smartphone, ou acesso à internet. Embora a venda das versões em papel já não são mais vendidas, o usuário poderá utilizar até o final deste ano. A partir de 1º de janeiro de 2020, os cartões de papel não terão mais validade.


Caso o usuário não tenha mais os cartões do Estar, deve procurar um guarda do Estacionamento Regulamentado para efetuar a comprar de créditos digitais. O coordenador do DEPTRAN afirma que serão lançados Pontos de Venda (PDV) de créditos digitais no comércio ainda esse ano. Assim, a pessoa não precisará procurar por um guarda do Estar para usufruir do serviço. O coordenador afirma que serão 130 comércios cadastrados. O pontos de venda serão lançados ainda neste ano, mas não há data oficial para o lançamento.

 

Ficha Técnica
Reportagem: Amanda Gongra
Edição: Arieta de Almeida
Foto: Raylane Martins
Supervisão: Professoras Angela Aguiar, Ben-Hur Demeneck, Fernanda Cavassana, Hebe Gonçalves, Rafael Kondlatsch