Enquanto passeata seguia para o Parque Ambiental, motorista avança com carro sobre os manifestantes no cruzamento da Avenida Vicente Machado com a rua Benjamin Constant

Limpeza da escadaria da Igreja dos Polacos, durante ato da Greve Geral / Imagem: Luiz Zak

A Greve Geral, convocada pelas centrais sindicais, teve início nesta sexta-feira (14), às 7 horas, com a realização de piquete nos campi da UEPG, em Ponta Grossa. No meio da manhã, houve concentração em frente à Igreja dos Polacos, com passeata que seguiu em direção ao Parque Ambiental. O ato tem continuidade às 16 horas, com programação cultural que inclui apresentações musicais e de poesia, na Praça dos Polacos.

 Do momento em que começou a concentração em frente à igreja, por volta das 09 horas, até o início da passeata, às 11 horas, a escadaria da igreja foi mantida interditada para a limpeza realizada por dois homens que chegaram a molhar cartazes e manifestantes. O advogado e membro do PSOL, Leandro Dias, questiona a forma como manifestantes, contrários ao governo federal, são tratados por membros da igreja católica. Dias ressalta, no entanto, que a igreja está localizada em uma praça que é um espaço público. "A praça vem antes do templo religioso. A praça é do povo", critica.

Confira o vídeo realizado pela equipe do Portal Períodico

No momento em que a equipe de reportagem do Portal Periódico gravava um boletim informativo, houve um tumulto provocado pelo fato de que um motorista  avançou com um carro na direção dos manifestantes que atravessavam o cruzamento das ruas Vicente Machado com Benjamin Constant. Manifestantes começaram a correr ao mesmo tempo em que gritavam "sem violência". Segundo policiais que fizeram o cerco  ao veículo, barrando o avanço da multidão, os dois homens, que estavam no interior do carro, eram pessoas contrárias ao ato.

Confira os vídeos realizados pela equipe do Portal Períodico

Ficha Técnica
Reportagem: Luiz Zak
Vídeo: Luiz Zak
Foto: Luiz Zak
Supervisão: Professoras Angela Aguiar, Fernanda Cavassana e Paula Melani