"Diretas Já": entidades e políticos se posicionam

96572 

Organizações e parlamentares apontam posicionamentos sobre a conjuntura política atual e a possibilidade de eleições diretas.

 

Deputado Estadual Péricles de Mello (PT)

Nessa manhã (18), em seu pronunciamento ao Portal Periódico, o deputado se mostrou favorável às Diretas Já e afirma que os acontecimentos de ontem à noite vão contribuir para o afastamento do presidente. Acompanhe o trecho da entrevista:

O deputado estadual já confirmou presença no ato "Ponta Grossa exige Fora Temer!", que acontece hoje em Ponta Grossa, às 18h.

 

Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo)

O Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo) se posiciona a favor de eleições diretas no país, depois dos últimos acontecimentos e escândalos que envolvem o atual presidente Michel Temer. Conforme o secretário do sindicato Anderson Simões, que falou em nome da entidade, a presidenta afastada, Dilma Rousseff, não deveria ter perdido o cargo. “Pela lei, as eleições deveriam ser indiretas, mas pela atual situação, acreditamos que o povo deve sair às ruas e pedir novas eleições”, acredita Simões. Confira o posicionamento, na íntegra, da Sintespo:

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa foi contatado pela equipe do Periódico na manhã desta quinta-feira, (18). A entidade declarou seu posicionamento a respeito da atual conjuntura política nacional, tendo em vista as denúncias contra o presidente Michel Temer. O presidente do sindicato Mauro Cesar Carvalho acredita que o governo Temer seja ilegítimo. Confira a declaração do presidente:

 

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SINDSERV)

A equipe do Periódico entrou em contato com o presidente do SINDSERV, Leovanir Martins, nessa tarde, 18. Durante entrevista, o Sindicato se declarou favorável ao movimento das Diretas Já e ainda apontou que sempre considerou o mandato do presidente, Michel Temer, ilegítimo. Acompanhe a entrevista:

 

Deputado Estadual Marcio Pauliki (PDT)

O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT), em entrevista com a equipe do Portal Periódico, relatou a existência de pontos positivos e negativos à atual conjuntura política do país, e, ainda, declarou que a melhor saída para o país é a renúncia do presidente, Michel Temer. Confira a entrevista:

 

João Luiz Stefaniak (Povo Sem Medo)

João Luiz Stefaniak, advogado e integrante da organização "Povo Sem Medo",  se pronunciou favorável às eleições diretas no país. Para Stefaniak, "é importante ter a pressão popular", em referência aos atos e manifestações marcadas para hoje (18). O ato agendado em Ponta Grossa pode ser transferido para sexta ou segunda-feira, em caso de chuva.

Célio Rodrigues (Movimento Sem Terra)

O Movimento Sem Terra (MST) alerta que o governo do Presidente Michel Temer é ilegítimo. Em conversa com o Portal Periódico, Célio Rodrigues, integrante do MST , defende a necessidade de o povo sair para as ruas pedindo eleições "Diretas Já".

Deputado Estadual Plauto Miró (DEM)

O Portal Periódico entrou em contato com deputado estadual Plauto Miró (DEM), que por meio de seu assessor Regis Rieger, manifestou não poder conversar conosco e com nenhum meio de comunicação, uma vez que o cenário político está muito indefinido e, portanto, é uma questão de zelo não falar por hoje, pelo menos.

 

Professora Karina Janz Woitowicz, coordenadora do Mestrado em Jornalismo (UEPG)

Para a coordenadora do Mestrado em Jornalismo (UEPG), o momento que passa a política do país é incerto, mas é também um ambiente propício para a reafirmação do papel do Jornalismo em sociedade. Confira a entrevista:

 

Deputado Federal Sandro Alex (PSD)

O deputado Sandro Alex (PSD) afirmou ao Portal Periódico que pede a renúncia de Michel Temer. O presidente, em pronunciamento oficial às 16h, afirmou que não vai abrir mão do cargo. Segundo Sandro Alex, os membros do PSD estão, pessoalmente, pedindo o desligamento do partido ao PMDB. Para Sandro Alex, a Operação Lava Jato não foi seletiva e atinge todos os político envolvidos em corrupção, independente do posicionamento ideológico. O deputado se declara favorável às eleições diretas, desde que sejam legais. Para isso, seria necessário aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) o que, segundo ele, poderia levar semanas ou meses e torna as diretas inviáveis.

 

 Durante a votação para o Processo do Impeachment o deputado Sandro Alex se posicinou favorável. Confira o vídeo

 

Vereador Felipe Passos (PSDB)

A equipe do Portal Periódico também ouviu o vereador Felipe Passos (PSDB), que se declarou favorável as investigações e ainda mencionou que o certo é afastar o senador Aécio Neves da presidência nacional do partido. Ouça o áudio:

Em nota oficial, a Juventude da Social Democracia do PSDB, foi a público requerer o afastamento imediato do senador Aécio Neves da presidência nacional do partido PSDB.

 

Deputado Estadual Aliel Machado (REDE Sustentabilidade)

O deputado Aliel Machado acredita que o presidente Michel Temer nunca teve condições de assumir o governo do país. Em entrevista ao Portal Periódico, o deputado Aliel Machado espera que o presidente renuncie o poder e que o povo tenha direito as Eleições Diretas Já.

Durante a votação para o Processo do Impeachment o deputado Aliel Machado se posicinou contra ao Impeachment de Dilma Rousseff. Confira o video.

 

Rosangela Petuba (Sinduepg)

A presidenta do Sinduepg, Rosangela Petuba, ressaltou à equipe do Periódico a importância do movimento "Ocupa Brasília"  - divulgado nas redes sociais do Sindicato - principalmente após o pronunciamento do presidente Michel Temer, que não renunciou ao cargo. Segundo Rosangela, "há ilegitimidade política e ética". 

 

* Esta reportagem pode ser atualizada.