Confira o comentário em vídeo de Jessica Allana Grossi, e logo em seguida a versão em texto.

 

 

A Viação dos Campos Gerais (VCG) pediu revisão da tarifa de transporte no dia 2 de março. O preço atual de quatro reais e trinta centavos já é o mais caro das cidades de médio porte do Paraná.O pedido da revisão é justificado pela diminuição da metade dos passageiros nos últimos 12 meses.

A empresa alega que a crise do coronavírus agravou seu quadro econômico. Porém a pandemia só foi um catalisador de um problema que é muito maior. Os usuários têm abandonado o transporte público mesmo antes da pandemia pela falta de conforto, números insuficientes de pontos de ônibus, qualidade do transporte e, principalmente, o preço que não condiz com o serviço ofertado.

O poder público municipal, que é responsável pelo planejamento de mobilidade urbana, precisa ficar atento a esta diminuição de passageiros. Hoje, os carros ocupam 70% do espaço no trânsito enquanto transportam 25% das pessoas, já os ônibus ocupam 10% do mesmo espaço e transportam 40% da população, segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

A decisão do valor da tarifa será um balizador importante para definir o estímulo das pessoas em utilizar o transporte público na cidade. Com a passagem cara e um funcionamento cheio de reclamações, é cada vez mais provável que a utilização de carros particulares ou o uso de aplicativos de transporte compliquem ainda mais o já caótico sistema de mobilidade na cidade.

 

Ficha Técnica

Repórter: Jessica Allana Grossi

Publicação: Alex Marques

Supervisão: Muriel Amaral