Jornalista avalia que importância do Jornalismo de dados aumenta na pandemia

 

Jornalismo de Dados ganha protagonismo nas produções jornalísticas envolvendo Coronavírus. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, jornalistas foram considerados trabalhadores essenciais pela necessidade ainda mais importante de informação, o que fez com que áreas da apuração jornalística se tornassem mais evidentes por estarem disponíveis mesmo à distância. A popularidade do uso de dados de portais e bancos de dados cresceu durante o período, fazendo com que muitos profissionais se reinventassem na procura de locais on-line que propiciam dados na produção de matérias. 

O jornalista Stiven de Souza defende a utilização de dados como fundamental no Jornalismo, considerando que dão mais credibilidade e segurança para a notícia: “Com os dados, é possível ter a informação como ela realmente é, já que é oficial e segura, sendo o ponto de partida do trabalho do jornalista”. O jornalista reforça que, apesar das qualidades da apuração do Jornalismo de dados, por causa da oficialidade, ainda existem muitas dificuldades no trabalho, como a necessidade de filtrar os dados para evitar que notícias falsas sejam espalhadas.

Sobre as notícias falsas, Stiven de Souza lembra a aprovação do Projeto de Lei 035/2021 pela Câmara Municipal de Ponta Grossa na sessão de 14/04, referente ao uso de medicamentos sem comprovação científica ao tratamento da Covid-19, e como uma notícia falsa pode ir longe: “o número de mensagens falsas aumentou, e elas chegam tão longe que podem até virar projeto de lei”. O jornalista reforça o poder da internet não só como meio para a obtenção de dados importantes, mas como um meio perigoso em que notícias pretensiosas podem se espalhar com muita facilidade e rapidez.

Um texto publicado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, destaca a importância do Jornalismo de dados durante o período da pandemia do coronavírus, considerando a grande quantidade de informações que é encontrada em bases de dados mais complexas, influenciando a função do jornalista de interpretar esses dados para facilitar a compreensão do público geral. “O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) torna-se uma prática essencial, quando se está em meio a narrativas permeadas por milhares de dados, muitos deles complexos”, informa o texto.

O jornalista João Guilherme Castro também lembra da facilidade de acesso ao portal da transparência de Ponta Grossa, mas explica que, muitas vezes, somente dados orçamentários são facilmente encontrados no portal: “as informações complementares que dizem respeito ao interesse público são mais difíceis (de se conseguir acesso). Apesar disso, João Guilherme Castro considera os dados importantes na apuração editorial e defende que o acesso deve ser facilitado não somente para os jornalistas, mas para a população geral.

 

Ficha Técnica: 

Repórter: Maria Helena Denck Almeida

Publicação: Denise Martins

Supervisão: Sérgio Gadini

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil