Crítica de Ponta

 

 

 

Crítica de Ponta

Produzido pelos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor da cultura da cidade de Ponta Grossa para você.

Teatro de Suassuna na UEPG

 

Auto da Compadecida é a única obra teatral indicada ao vestibular de verão da universidade   

Barbara Popadiuk

 

    Mesmo escrita há mais de cinquenta anos, a linguagem simples do escritor Ariano Suassuna facilita a leitura da peça teatral Auto da Compadecida. A trama ocorre no Nordeste do Brasil, e possui elementos da tradição de literatura de cordel e traços de comédia. Com mistura da cultura popular e da tradição religiosa, o livro é dividido em três autos e foi publicado em 1957 pela editora AGIR.

A peça também trata da diferença de classe social e financeira, a partir de personagens assalariados, que tentam melhorar a vida por meio de golpes aos patrões exploradores. Vários personagens não são nomeados na obra, eles são identificados por suas funções na história ou pelas profissões que ocupam.

Suassuna teve seu primeiro poema publicado com dezoito anos, no Jornal Do Commercio, de Recife.Vários de seus escritos foram adaptados para o cinema. Auto da Compadecida foi uma de suas obras com maior repercussão e com pelo menos duas adaptações. Na primeira, de 1969, a história foi exibida nos cinemas. Vinte anos depois, em 1999, o enredo foi exibido em quatro capítulos na televisão e no ano seguinte convertida em filme. Guel Arraes foi o responsável pela segunda adaptação. Esta, tornou a história da peça mais popular e conta com Fernanda Montenegro no elenco.

Em 2005, o livro recebeu uma edição comemorativa pela AGIR, ilustrada por Dantas Suassuna e  textos complementares, como biografia do autor e comentários sobre a obra. O livro está disponível para empréstimo na Biblioteca Pública Prof Bruno Enei e na biblioteca da UEPG.


 

Documentário brasileiro “Paulistas” exibe realidade de  comunidade no Sul de Goiás

Letícia Dovhy

Quando foi a última vez que você assistiu a um documentário no cinema, em Ponta Grossa? Além de uma atividade de lazer, a exibição de documentários nos cinemas é uma das formas de conhecermos as diferentes realidades brasileiras. Aqui na cidade, o shopping total exibe desde quinta feira, dia 25  de outubro o documentário “Paulista", com direção de Daniel Nolasco. A entrada tem um diferencial: o valor é de R$ 3,50 para o todo o público. O documentário faz parte do projeto Sessão Vitrine, com apoio da Petrobras.

 

A produção retrata, no sul de Goiás, a comunidade de “Paulistas”, região marcada historicamente pelos danos ambientais, como a construção da hidrelétrica da Serra do Falcão, que degradou o habitat e teve impactos negativos na  vida dos habitantes. A monocultura agride solo, fauna e flora da região.

Estas atividades tiveram uma conseqüência social: o êxodo rural da população jovem. Já em 2014, não havia mais jovens na localidade.  É nesse sentido que o enredo revela o ponto de vista de três irmãos sobre a região que retornam nas férias para a casa dos pais.

Existe pouco diálogo ao longo do documentário. O diretor enfatiza cenas que exibem em detalhes a rotina dos moradores, o sofrido trabalho braçal e as expressões faciais que demonstram uma vida desgastante. Outras cenas mostram casas precárias, ambiente degradado e a falta assistência. Uma característica do documentário é a utilização de sequências longas e a preferência pelo som ambiente  no lugar da narração

O diretor Daniel Nolasco viveu parte da sua infância na comunidade de Paulistas e conseguiu demonstrar o que é viver naquela região. O elenco é composto pelos próprios moradores da localidade.  


 
 
 
 
 

 

 

 

O Quebra Nozes em PG

O espetáculo Quebra Nozes foi o primeiro ballet de repertório a ser apresentado este ano em Ponta Grossa pelo estúdio de dança La Ballerina

Millena Villanueva

 

    O estúdio de dança La Ballerina remonta o clássico Quebra Nozes, de Tchaikovsky. A história se passa numa noite de Natal na casa de Clara, que ganha um brinquedo do padrinho, um boneco de quebra nozes, e se encanta com o presente. Após a festa de Natal, depois que todos vão embora da casa, ela fica empolgada com o brinquedo e sonha que ele ganha vida. Após uma batalha entre os soldados e ratos, Clara viaja com Quebra Nozes pelos Reinos das Neves e dos Doces. O ballet tem dois atos e já foi apresentado em Ponta Grossa pela escola em 2001, quando La Ballerina estava sob outra direção.

    Um ballet de repertório é feito com base numa história. Neste caso, conta a história na versão de Alexandre Dumas. Ele transformou o conto “Quebra Nozes e o Rei dos Ratos” numa história infantil.  Este é um dos três ballets feitos por Tchaikovsky e foi apresentado pela primeira vez em 1892 na Rússia. Considerado um clássico, é um espetáculo reproduzido pelas escolas de ballet no mundo todo. Um ballet de repertório exige nível técnico e em 2018 a escola se considera preparada para apresentar a história.

    Com uma hora e meia de duração, o ballet supera as expectativas e emociona o espectador. A iluminação brinca com as cores e ajuda a dar intensidade aos passos, que peca em sincronização somente no ballet infantil, mas ganha pontos com a fofura das personagens. O ponto alto é o Grand Pas de Deux, feito com um bailarino convidado de Curitiba e uma bailarina de 13 anos, bem como a valsa das flores feito pelo ballet adulto, ambos no segundo ato.


 
 

 

 

Quem procura nem sempre encontra

O silenciamento dos jornais locais de Ponta Grossa sobre a corrida presidencial 2018

 

João Guilherme Castro

 

Sabe aquele ditado ‘quem procura acha’? Pois é, ele não se aplica para quem busca informações jornalísticas  sobre a eleição nacional nos impressos da cidade. Os jornais Diário dos Campos e Jornal da Manhã silenciaram-se em um dos momentos mais importante da democracia brasileira. Não apresentaram as propostas dos candidatos à presidência da república. Mas aí a gente se pergunta: Um jornal local, que circula em uma cidade com pouco mais de 300 mil habitantes precisa trazer as propostas dos candidatos a presidente? A resposta é SIM! A presidência da República é algo que diz respeito a todos os brasileiros e brasileiras. Não apresentar as propostas dos candidatos ao cargo é silenciar perante à crise política que estamos passando.

A eleição de 2018 foi discutida pelas redes sociais e os donos dos jornalões impressos  poderiam pensar: “Se tá na internet o impresso não precisa publicar”, mas a questão é que nem na versão on line dos dois diários da cidade, houve uma cobertura efetiva da disputa presidencial.

Nas eleições municipais, os jornais locais trouxeram as propostas e apresentaram entrevistas com os candidatos à prefeitura. Obviamente não se esperava a mesma cobertura no nível presidencial, mas ao menos trazer os principais pontos que vão de certa forma afetar os ponta-grossenses seria interessante.

Como não tivemos uma cobertura local sobre o pleito presidencial a partir dos dois jornais impressos comerciais da cidade, podemos ter acesso aos planos de governo dos candidatos pelo jornal-laboratório mensal, o Foca Livre, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O foca trouxe na sua última edição (distribuída em 26 de outubro) uma prévia do editorial já na capa. A mesma estratégia usada por grandes jornais impressos do brasil, como Folha de S. Paulo.

Os jornais impressos do país  se valeram, ainda da hashtag #EleSim, para indicar seu posicionamento. Como no caso da  ‘Tribuna’ de Curitiba e O Estado de Minas. Os grandes jornais impressos do país também demonstraram a importância do tema com a publicação de uma edição impressa na segunda-feira, já em Ponta Grossa, o material que circula no dia seguinte da eleição é o mesmo que girou no domingo, antes da votação iniciar. Portanto, considerando os jornais impressos de Ponta Grossa, não houve nada de significativo que justificasse uma edição nova nesta segunda.

Confira o programa Crítica de Ponta na TV:

Input caption text here. Use the block's Settings tab to change the caption position and set other styles.