Crítica de Ponta - Turma A #04

 <!doctype html>

 

*|MC:SUBJECT|*

 

 

Crítica de Ponta

Produzido pelos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor da cultura da cidade de Ponta Grossa para você.

 

Ponta Grossa contará com um show musical de tributo a Elis Regina nesse mês de Novembro
 

Maíra Orso

 

O espetáculo “AGORA ELA É UMA ESTRELA” será executado pelo cantor Flávio Fanucchi e o músico Fabrício Cunha em releituras dos grandes sucessos de Elis Regina. As interpretações serão as originais em arranjos feitos especialmente para o show. Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, no dia 17 de março de 1945 e morreu em 19 de janeiro de 1982. A cantora brasileira ficou conhecida por voz, musicalidade e presença de palco. Elis é considerada, por muitos críticos, a melhor cantora popular do Brasil, entre os anos 60 e início dos anos 80.

A cantora foi uma das primeiras grande artistas a surgir nos festivais de música na década de 1960 e descolava-se da estética da Bossa Nova pela extensão vocal e pela dramaticidade. Elis cantou muitos gêneros: da MPB, passando pela bossa nova, samba, rock e jazz. Ela faleceu no auge da carreira, aos 36 anos de idade.

A cantora Elis Regina foi bastante relembrada no contexto das eleições que o Brasil acabou de passar. Suas letras e interpretação são relembradas por remeterem à liberdade de expressão. É o caso da música “Nossos Pais”, de Belchior, que ficou conhecida pela interpretação da cantora.

A letra é a crítica de um indíviduo acerca do período militar brasileiro. Relata a indignação diante da opressão das pessoas que fizeram oposição ao regime. A música também traz um sentimento de paixão pela vida, pelo direito de viver, pelas amizades e pelo amor. E descreve as expectativas quanto ao futuro de uma geração.

 

A editora da UEPG lançou mais uma obra, “Sistema Único de Assistência Social: a proteção e o atendimento à família.”

Ingrid Petroski
 

“Sistema Único de Assistência Social: a proteção e o atendimento à família” é uma obra técnico-científica. Por isso, o livro pode interessar mais aos pesquisadores e aos acadêmicos ao trazer fundamentação teórica e pontos específicos da atividade do serviço social.

Escrita pela professora do Departamento de Serviço Social da UEPG, Cristiane Gonçalves de Souza, a obra foi lançada pela Editora da Universidade. A editora tem como foco ser um espaço editorial com um catálogo de títulos de cunho acadêmico e científico, como o Sistema Único de Assistência Social.

A obra se divide em três capítulos e contém 185 páginas. O primeiro capítulo trabalha a desigualdade social e o capitalismo. Para isso, a autora reúne dados e embasamento teórico para criticar a constituição e o papel da assistência social.

O segundo capítulo traça uma linha do tempo brasileira acerca da assistência social. Destaca conceitos e as peculiaridades das famílias. Outro ponto discutido é como formas de atender essas famílias.

O último capítulo funciona como um possível manual de como agir na proteção social da família. Apresenta ainda reflexões para novas abordagens e o papel das dimensões políticas, éticas e técnicas.

Apesar de ser uma obra técnica, o título também pode interessar a quem defende as políticas públicas. Uma leitura interessante para quem pretende compreender o papel do Estado na garantia de proteção sócio-assistencial.

 

46º Festival Nacional de Teatro teve participação especial de Letícia Sabatella
 

Millena Lopata

O 46º FENATA (Festival Nacional de Teatro), teve como abertura a peça “A vida em Vermelho” e contou com a participação especial de Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto. O Musical envolve os dois maiores ícones culturais do século XX: a cantora Francesa Edith Piaf e o poeta dramaturgo alemão Bertolda Brecht que foram interpretados por Sabatella e Fernando.

O evento que reúne pesquisadores, artistas e todos que apreciam a magia do teatro, proporciona o debate público e amplia as discussões sobre a relação artística teatral e seus desdobramentos sócio políticos culturais. Além disso, auxilia na formação baseada em valores humanistas.

Em comparação com os demais anos, em 2018 o FENATA aconteceu em lugares mais abertos, diferentes, como Calçadão e Parque Ambiental com apresentações como teatro de rua, Mostra Campos Gerais e a Vaca Lelê “deixe seu sonho voar”, foram algumas das peças exibidas nessa edição.

O festival Nacional de Teatro começou no dia 9 e se encerrou no último dia 14 com a peça “O julgamento de Sócrates, que foi protagonizada pelo autor Tonico Pereira.

 
 

Ponta Grossa contará com um show musical de tributo a Elis Regina nesse mês de Novembro.


O espetáculo “AGORA ELA É UMA ESTRELA” será executado pelo cantor FlávioFanucchi e o músico Fabrício Cunha em releituras dos grandes sucessos de Elis Regina.
As interpretações serão as originais em arranjos feitos especialm ente para o show.E li s Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, no dia 17 de março  de  1945 emorreu em  19 de janeiro  de  1982 . A  cantora   brasileira ficou conhecida por voz,musicalidade e presença de palco. Elis é considerada, por muitos críticos, a melhorcantora popular do Brasil, entre os anos 60 e início dos anos 80.
A cantora foi uma das primeiras grande artistas a surgir nos festivais de músicana  décad a de 1960  e descolava-se da estética da  Bossa Nova  pela extensão vocal e peladramaticidade.Elis cantou muitos gêneros: da  MPB , passando pela  bossa nova ,  samba ,  rock  e  jazz .
Ela faleceu no auge da carreira, aos 36 anos de idade.A cantora Elis Regina foi basta nte relembrada no contexto das eleições que o Brasilacabou de passar. Suas letras e interpretação são relembradas por remeterem à liberdadede expressão. É o caso da música “Nossos Pais”, de Belchior, que ficou conhecida pelainterpretação da cantora.
A letra é a crítica de um indíviduo acerca do período militar brasilei ro. Relata a ind ignação diante da opressão das pessoas que fizeram oposição ao regime. A músicatambém traz um sentimento de paixão pela vida, pelo direito de viver, pelas amizades epelo amor. E descreve as expectativas quanto ao futuro de uma geração.

 

 

Confira o programa Crítica de Ponta na TV:

Crítica de Ponta #49
Edição produzida pela turma A