Jornalismo UEPG planeja cobertura das eleições

Professores e estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) organizam a cobertura das eleições deste ano, que acontece em Outubro. O acompanhamento da votação é um evento tradicional para o curso, que aconteceu nas cinco últimas disputas eleitorais.

 

Foto: Tribunal Superior Eleitoral/Arquivo 

 

A proposta é realizar a transmissão ao vivo durante todo o dia da eleição, 7 de Outubro, pela Rádio Princesa FM e pela TV Comunitária de Ponta Grossa (TVCom PG).

 

 

Antes das eleições, o grupo participa de conversas com especialistas políticos e representantes partidários para orientar os estudantes sobre os desdobramentos que decorrerem do processo eleitoral.

 

 

O professor Marcelo Bronosky, um dos responsáveis pelo projeto, conta que as reuniões buscam preparar os estudantes e professores para o dia da cobertura e para entender a disputa política. “Estamos nos preparando para entregar um conteúdo jornalístico mais qualificado, recebendo especialistas do campo político eleitoral para nos ajudar”, diz.

 

 

“Participar do processo de cobertura oferece à população a cobertura do dia, além de fortalecer a democracia, e com a transparência no processo”, afirma. Bronosky lembra que a experiência oferecida pelo projeto na cobertura das eleições é uma forma dos estudantes colocarem em prática o que aprendem no curso em um momento tão importante para a democracia brasileira.

 

 

O grupo conta com estudantes das quatro séries do curso. Emanuelle Nunes, do primeiro ano, conta que entrou no grupo por ser da área que pretende exercer no futuro. “Chama atenção o fato dos professores trazerem pessoas para debater sobre coisas que podem acontecer no dia, garantindo uma base para cobrir a eleição”, diz.

 

 

Gustavo Camargo, do segundo ano, conta que as reuniões são importantes para dar noção do contexto político. “Os encontros são necessários para entender o que acontece, como agir na cobertura e como encontrar brechas para cobrir o que a mídia comercial não costuma dar atenção”, avalia.

 

 

A próxima reunião do planejamento da cobertura eleitoral acontece na segunda-feira, 27/08, às 16 horas no Portal Telemidiático (Campus Central UEPG), e é aberta para estudantes e professores da Universidade.