Candidatos a deputados federal e estadual dos Campos Gerais participam de Fórum na UEPG

A terceira edição do Fórum de Representação Política e Cidadania deve reunir em 4 e 5 de setembro candidatos e candidatas a deputado federal e estadual da região dos Campos Gerais, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG Campus Central). Além de candidatos, o evento deve contar com a participação de integrantes de movimentos sociais, professores, estudantes e servidores da UEPG.

O fórum busca informar os participantes sobre o funcionamento político e econômico do sistema eleitoral no País. “O evento é aberto à comunidade, os candidatos a deputados federais e estaduais pela Região devem apresentar propostas sobre políticas públicas”, explica a professora Hebe Gonçalves, membro da comissão organizadora. “Não é um debate, mais uma proposta diferenciada de assuntos definidos pela organização, onde todos candidatos, mas principalmente os que tem pouca visibilidade e recursos de campanha, podem se apresentar à comunidade”, completa Hebe Gonçalves .

A primeira noite do evento – terça-feira, 4/09, 19 horas - reúne candidatos a deputado federal para se manifestar sobre a dívida pública da União, Previdência Pública, reforma trabalhista e investimentos em serviços públicos essenciais. Na segunda noite – quarta, 5/09, 19 horas – é a vez dos candidatos a deputado estadual falar sobre temas que afetam o dia-a-dia dos paranaenses, como os contratos de pedágio rodoviário, prioridades na gestão de serviços públicos e Paraná Previdência.

Segundo pesquisa da Ideia Big Data, 79% dos eleitores do país não lembram dos candidatos em que votaram para o Congresso Nacional em 2014. “Precisamos votar para muitas funções na mesma eleição, o que dificulta a memorização de todos escolhidos”, avalia a servidora pública Juliana Silveira da Silva.

“É importante este espaço na UEPG, pois contribui para a decisão por um voto consciente na eleições”, afirma Milena Kauana Neitzel, estudante de Jornalismo da Universidade. Outras informações sobre o Fórum de Representação Política e Cidadania estão disponíveis no evento da organização em https://www.facebook.com/events/252723165579704/

A organização do Fórum é da Frente de Movimentos Sociais de PG, Fórum em Defesa da Previdência, Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJor) e dos Programas de Pós-Graduação (Educação, Estudos da Linguagem, Jornalismo, Ciências Sociais Aplicadas) da UEPG, com apoio da Agência de Jornalismo. É a terceira edição do Fórum, que já contou com realizações nas eleições de 2010 e 2014.