Dos 355 mil habitantes da cidade, cerca de 250 mil devem ser imunizados

 

A estimativa feita pela Prefeitura de Ponta Grossa considera duas possibilidades para imunizar a população. Em um primeiro cenário, do ritmo atual, apenas com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, seriam necessários 240 dias para vacinar 250 mil pessoas acima de 18 anos seguindo o Plano Nacional de Imunização. Nesse ritmo, a vacinação terminaria em outubro. Em um segundo cenário, com as doses do Ministério da Saúde mais as doses de um Consórcio de Municípios para compra de vacinas, com média de 40 mil doses a mais por mês, seriam necessários 180 dias para imunizar a população. Assim, a vacinação terminaria em setembro.

 

Para conter a pandemia em até um ano, o Brasil precisa vacinar pelo menos 2 milhões de pessoas por dia. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A vacinação em Ponta Grossa iniciou em janeiro e, até o início de março, 12.443 mil receberam a primeira dose, o que representa 4,9% do objetivo da campanha. E 3.016 mil pessoas receberam a segunda dose, 1,2% do necessário. Profissionais de saúde fazem parte do grupo prioritário para as doses. A agente comunitária, Bianca Adryan da Silva, foi vacinada na Unidade Básica de Saúde Cyro de Lima Garcia. “Receber a vacina foi algo gratificante. A vacina é uma luz no fim do túnel. Onde no meio de tanta desgraça, ela veio para dar uma amenizada no que está acontecendo”, conta.

O assistente social, Marcos Koczur, vacinado em 21 de janeiro, ressalta a importância da vacinação para o retorno das atividades coletivas. “Tomar a vacina significa assumir o nosso pacto enquanto nação para enfrentar a pandemia no país, a qual se soma com uma ‘pandemia da ignorância’, do negacionismo e da descredibilidade do governo federal”, afirma. Koczur entende que reconhecer a vacina contra o Covid-19 como estratégia para o seu enfrentamento, significa afirmar que a ciência é a solução para tal problema.

 

Vacinação no Brasil

 

Para conter a pandemia em até um ano, o Brasil precisa vacinar pelo menos 2 milhões de pessoas por dia. Os cálculos foram realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação de São João del-Rei. Segundo o estudo, com esse número de pessoas vacinadas diariamente a pandemia seria controlada após um ano, independentemente da eficácia da vacina. Já com uma taxa de 100 mil pessoas vacinadas por dia, a doença não seria controlada nesse mesmo tempo. Isso porque o número de casos ativos continuaria alto, com 85.135 casos.

 

Ficha Técnica:

Repórter: Deborah Kuki

Editores: Ana Paula Almeida e Eder Carlos

Publicação: Robson Soares

Supervisão: Professor da disciplina de Textos II Kevin Willian Kossar Furtado e Professores da disciplina de NRI I Fernanda Cavassana e Rafael K.