No último mês, mais de 100 mil doses foram aplicadas na cidade

 

Em junho, Ponta Grossa ultrapassou a marca de 50% da população vacinada com a primeira dose ou a dose única da vacina contra a covid-19, o que representa mais de 130 mil doses aplicadas no município. Segundo a prefeitura, até o dia 26 de julho de 2021 foram aplicadas o total de 230.648 doses.

O mecânico Adriano Michelis tem esperança de que toda a população seja imunizada para que possa voltar à sua rotina normal. Ao ser vacinado, ele relata alívio, mas mantém os cuidados necessários para não se contaminar, já que tomou apenas a primeira dose. “A vacina não imuniza 100%”.

 

Arquivo UEPG. Unidade de Saúde Dra. Zilda Arns, Parque Nossa Senhora das Graças. Foto: Fernanda Wolf

 

Cristina Bueno Teixeira, moradora da cidade, foi contaminada pelo vírus em 2020. Ela ficou internada por seis dias na UTI e ainda apresenta sequelas, como queda de cabelo, aumento de peso pela quantidade de soro que precisou tomar, além de precisar de ajuda psiquiátrica. Cristina já tomou a primeira dose da vacina. “Eu me sinto aliviada”.

Para a dona de casa Teresinha Ferreira de Lima, que passou por cirurgias na coluna e apresenta baixa imunidade, cada dia que passou sem ser vacinada e não se contaminou foi uma vitória. A principal dificuldade em ter dores crônicas era não poder ir até o hospital para ser medicada, com medo de contrair o vírus. De acordo com Teresinha, o momento mais difícil foi a perda de amigos próximos. Ela acredita que se a vacinação tivesse chegado antes, muitas pessoas não teriam morrido. Para ela, o momento de vacinação foi emocionante, apesar de não se sentir imunizada completamente. “Eu senti como se tivesse me fortalecendo contra um vírus que tem levado muitas pessoas”.

Para a professora Makelly Kaoane dos Santos, a emoção de receber a primeira dose da vacina é inexplicável. Mas ela se preocupa com as novas variantes do coronavírus, por não saber até que ponto a vacina que tomou vai ser eficaz. Durante a pandemia, sua principal dificuldade foi ficar isolada em casa. Ela não foi contaminada, mas sentiu medo quando seus avós ficaram doentes. O avô de Makelly pegou covid-19 em 2020 e precisou de oxigênio. Sua avó, contaminada neste ano, passou 21 dias na UTI. “Eu fiquei aliviada por ter tomado a vacina e não ter pego covid, pois não sei como meu organismo ia reagir”.

Calendário

De acordo com o Governo do Estado do Paraná, a vacinação para a população em geral deve continuar acontecendo dos mais velhos para os mais novos. A distribuição dos imunizantes segue de acordo com os repasses do Ministério da Saúde.

Até 22 de agosto, está previsto que pessoas entre 39 a 30 anos recebam a primeira dose. A partir de 23 de agosto, até 19 de setembro, o público entre 29 a 20 anos. E dos dias 20 a 30 setembro, a população de 19 e 18 anos, conforme a disponibilidade de doses.

Ficha técnica

Reportagem: Larissa Godoi

Edição e Revisão: Matheus Gaston e Tayná Lyra

Publicação: Tayna Lyra

Supervisão: Jeferson Bertolini, Marcos Zibordi e Maurício Liesen