Terapias alternativas auxiliam no tratamento de câncer

Pacientes unem auriculoterapia e acupuntura aos métodos tradicionais para tratar a doença


Pessoas que estão em tratamento contra o câncer fazem uso da auriculoterapia, acupuntura e homeopatia como terapias alternativas auxiliares no combate à doença. Os métodos não estão ligados à cura do câncer, mas focados na possibilidade de diminuir os efeitos colaterais do tratamento e bem-estar do paciente. A oncologista, Tania Hissa Anegawa, afirma que as terapias alternativas com comprovação científica podem ser eficazes nos pacientes. “Não é possível abandonar as terapias tradicionais de tratamento para o câncer, é necessário compreender que as terapias tradicionais e alternativas podem andar juntas no tratamento do paciente”, explica a médica.

Tania ainda esclarece que durante esses procedimentos é necessário um acompanhamento médico e o diálogo entre paciente e profissional para a escolha das melhores terapias. “Existem casos, por exemplo, em que a acupuntura pode agravar as possibilidades de infecção no paciente. Os profissionais precisam estar habilitados para saber qual a melhor forma de fazer esse tratamento alternativo”, explica.


WhatsApp Image 2022 11 23 at 11.20.58

Créditos: Ana Luiza Bertelli Dimbarre


Graziele Oliveira descobriu, no início deste ano, que estava com câncer de mama em estágio avançado. Desde então, buscou outros mecanismos para que a sua qualidade de vida não fosse tão afetada, uma vez que, durante as sessões de quimioterapia, seu fígado foi sobrecarregado. “O tratamento alternativo, que no meu caso foi a acupuntura e auriculoterapia, ajudou a minha imunidade e, principalmente, nos efeitos colaterais que eu sentia pós-quimioteria”, afirma. 

Uma das profissionais que faz tratamentos alternativos em Ponta Grossa é a massoterapeuta, especializada em oncologia, Márcia Regina Aplevicz. Ela explica que esses procedimentos buscam conciliar técnicas alternativas e tradicionais, sendo comum pessoas que ficam indispostas pelos efeitos colaterais da quimioterapia procurarem por tais métodos. “A acupuntura, a auriculoterapia ou qualquer outra terapia alternativa é algo ligado ao bem-estar e ao psicológico do paciente. É muito melhor o paciente ir para a quimioterapia, com a ansiedade controlada, pois seu organismo vai reagir de forma mais positiva”, exemplifica. 


Ficha técnica

Reportagem: Catharina Iavorski 

Edição e publicação: Ana Luiza Bertelli Dimbarre

Supervisão de produção: Muriel E. P. do Amaral 

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Marcelo Bronosky