O Núcleo Maria da Penha-Florescer, juntamente com o grupo de pesquisa da Unicentro, Conversas Latinas em Comunicação (CLC), e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava organizam o 1° Encontro de Cidades sob a Perspectiva de Equidade de Gênero, nos dias 5 e 6 de dezembro. O tema do evento é “Comunicação numa perspectiva de igualdade de gênero”.

 

 

Segundo a coordenadora do Florescer, Ariane Pereira, a ideia foi de realizar o evento, em paralelo ao encontro anual do CLC, que também discute a relação entre comunicação e gênero. “Pensamos em discutir as políticas públicas de equidade de gênero com pessoas da América Latina, que vêm para contar o que se faz hoje para alcançar a igualdade”, explica.

 

 

O evento conta dois dias de mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e palestras. No primeiro dia a programação envolve duas palestras: uma com Mitzy Flores, pesquisadora venezuelana e integrante do Conselho de Administração do Instituto Internacional para la Educación Superior em América Latina y el Caribe (IESALC), pertencente a Unesco/ONU e outra com Gladys Britez, vice-presidente do Consejo Nacional de Educacion Superior (Cones) do Paraguai. A programação prevê ainda um encontro dos gestores do Paraná de secretarias da Mulher. No último dia, ocorrerá sessões de apresentações de trabalhos e uma palestra com a coordenadora da Mulher do Tribunal Eleitoral da Bolívia.

 

 

“Conquistas estão em risco e quanto mais conhecermos sobre o tema, mais fortes estaremos para enfrentar tentativas de redução de políticas voltadas para mulheres”, alerta Ariane. “Percebemos, no dia a dia, que falta muito para alcançarmos equidade de gêneros”, avalia Daniela Valenga, membro do projeto de extensão Elos, que apresenta um trabalho no evento.

 

 

“Participar de eventos que envolver essas temáticas é importante porque possibilita uma troca de informações que podemos absorver tanto na extensão quanto na pesquisa”, explica a coordenadora do grupo Elos, Paula Rocha.

 

 

O evento, ocorre dia 5 e 6 de dezembro, no Campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava e é aberto à comunidade. As inscrições para ouvintes vão até o dia 1 de Dezembro, no site da Unicentro, ao custo de 15 reais.