A 16a edição do curso de Extensão em Economia Solidária e Tecnologia Social, promovido pela IESOL acontece nos dias 17, 18 e 19 de setembro. O objetivo é apresentar a economia solidária como alternativa para geração de emprego e renda. O curso é gratuito e conta com emissão de certificado com vagas limitadas. O critério das inscrições obedece a ordem de recebimento do pedido.

 

 

A coordenadora do projeto, Manuela Brasil, explica como o evento ajuda a cumprir a meta extensionista. “O curso é uma maneira de apresentar a economia solidária como uma proposta para quem deseja iniciar um novo empreendimento”, diz. Manuela afirma que um dos objetivos ao realizar este evento é atingir a comunidade fora do ambiente acadêmico. “A ideia de promover os valores da economia solidária a partir da universidade era muito forte e, assim, temos na extensão uma maneira de atingir a população”, relata.

 

 

Reinaldo dos Santos, servidor público, destaca a horta comunitária de que participa no núcleo Rio Verde, no bairro de Neves em Ponta Grossa, como um exemplo de empreendimento com valores que se aproximam da economia solidária. “Cada um contribui com o que pode na horta e o dinheiro da venda das hortaliças ajuda na compra de sementes para manter o espaço”, explica. O estudante Gustavo Camargo ressalta a importância do trabalho da IESOL. “A economia solidária possui valores de resistência e é um meio importante do cidadão buscar mais autonomia”, diz.

 

 

A Incubadora de Empreendimentos Solidários como projeto, visa contribuir na consolidação de empreendimentos solidários em Ponta Grossa e região. A inscrição para o curso pode ser feita pelo telefone (42) 3230-3466 ou pessoalmente na sede da IESOL (na Rua Cel. Bitencourt, 625, Centro de PG).