Ex-alunos, professores e atuais estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participam do primeiro Fórum de Mobilidade Acadêmica, na sexta-feira, 30/11, às 18h30 na sala 17 do Bloco A do Campus Central. O evento é realizado pelo Programa de Internacionalização e Empreendedorismo (PRINTe) com duração de três horas.

Para a professora do curso de administração da UEPG, Carolina Scalise Taques Fonseca Schlumberger, a estimativa é que o fórum conte com cerca de 70 ouvintes e 8 palestrantes. Dentre eles um professor brasileiro que representa a Pace University de Nova Iorque, a diretora do escritório de relações internacionais e cinco ex-alunos do curso. A coordenadora diz que o projeto teve custo zero e precisou de dinheiro apenas para pagar o café.

Professora de Administração, Carolina Schlumberger é uma das organizadoras e explica a iniciativa: “o evento busca discutir as experiências de mobilidade acadêmica (intercâmbios) realizadas no Curso, o que já foi feito e o que se pretende fazer”.

Uma das preocupações da coordenadora é elaborar um plano para intercâmbios, com escala de saída para estudantes fazer as viagens, manter alunos no exterior, envolver outros departamentos no projeto e discutir o assunto na UEPG.

O professor do curso de Administração e coordenador do fórum, Eugênio da Silva Neto, diz o que espera do projeto. “Vai mostrar a importância da mobilidade acadêmica e docente, e desenvolver o processo de internacionalização da universidade”, informa. A estudante do primeiro ano de Administração, Mariele Negro, destaca a experiência na gestão do projeto. “É gratificante e enriquecedor, pois aprendi coisas que provavelmente levaria mais tempo para entrar em contato”, avalia.