O jornalista André Salamucha, da RPC, faz palestra sobre jornalismo de TV / Foto: Malu Bueno

O 18ºEncontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) contou, nesta manhã de sexta-feira (26), com palestra sobre jornalismo de TV realizada pelo repórter André Salamucha e pela produtora Gisele Wardani que atuam na emissora RPC, em Ponta Grossa. O cuidado com a abordagem da fonte pelo repórter e com o uso das redes sociais na produção foram pontos destacados pelos jornalistas.

 

Salamucha falou da função social do jornalismo, ressaltando ainda que as redes sociais e aplicativo aumentam a interação com o público. Gisele Wardani destacou como as redes sociais são fonte de informação para os produtores. A jornalista adverte que, embora receba muitos dados pelo whatsapp, é preciso ter um filtro. Cabe ao produtor, segundo Wardani, verificar o que é importante para abordagem pelo jornalismo.

Salamucha falou sobre o quadro Coletivo produzido pela emissora, que sempre traz uma conversa realizada com passageiros no interior de um õnibus. Os entrevistados relatam histórias de vida. O repórter comentou a experiência de entrevista com uma vítima de violência em que ele buscou verificar se a fonte realmente gostaria de ter a própria história relatada na TV.

A palestra, organizada pelo Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), aconteceu no Campus Central da UEPG. O ENPJ tem continuidade nesta sexta-feira (26) e sábado (27). Confira a programação no site do evento.

Ficha técnica
Reportagem: Rafael Santos
Edição: Rafael Santos
Foto: Malu Bueno
Supervisão: Professoras Angela Aguiar e Fernanda Cavassana