Entrada de novos acadêmicos foi adaptada por conta do isolamento social da pandemia

 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu centenas de novos estudantes no último dia 14 de junho. É a primeira vez da Instituição em que os alunos ingressam de forma remota, já que todos os outros vestibulares selecionavam para o ensino presencial. 

Em função da pandemia, a universidade permanece com o ensino de forma remota desde 16 de março de 2020. A decisão foi tomada como medida preventiva contra o Covid-19, segundo as orientações da Secretaria de Saúde do Paraná.

Amanda do Prado Leal (20), caloura do curso de Ciências Contábeis, relata que sempre teve vontade de ingressar na faculdade e que isso a motivou a fazer o vestibular, além de que já possuía os equipamentos para acompanhar as aulas de casa, o que também foi algo positivo para tentar o ensino superior mesmo com as aulas online. A aluna destaca que pelo fato de estar grávida, o ensino remoto se torna uma alternativa melhor para ela e que mesmo com a gravidez, não se transformou em um obstáculo para que tentasse realizar uma graduação. “Fazer uma faculdade exige muito do seu tempo para fazer as atividades, trabalhos, estudar para as provas. Quando fui fazer o vestibular, eu já sabia que estava grávida, mas mesmo assim eu não pensei em desistir”, afirma.

Larissa Lillo Del Pozo Malinski (18), caloura do curso de Jornalismo, aponta como um desafio conseguir estudar para o vestibular durante a pandemia, o que exigiu ter muito foco e seguir uma rotina de estudos. A caloura conta que seu maior objetivo era ter uma graduação e que o ensino a distância não foi um empecilho para seguir esse sonho, mas que gostaria de ter ingressado no curso de maneira presencial. “A adaptação à vida com o EAD foi inevitável e mais segura, porém, com certeza preferiria as aulas presenciais pelo fato que, mesmo com o distanciamento, conhecer os alunos seria um refúgio para transformar a rotina monótona vivida há um ano”, destaca. 

Diego Ramon Barreto Constantin (20), calouro no curso de Engenharia Civil, também conta ter tido dificuldade em estudar para a prova na pandemia. Por conta do trabalho, o aluno achou difícil manter uma rotina de estudos e se sentia desmotivado por estudar sozinho. Outro ponto relatado por Diego é a necessidade que teve de comprar um notebook para poder acompanhar as aulas e baixar os programas referentes ao curso. Por morar em Carambeí (23 km de Ponta Grossa), o estudante considera o ensino remoto uma alternativa melhor para ele, já que com as aulas presenciais teria uma rotina mais apurada em relação ao deslocamento. “Por eu morar em outra cidade, o ensino remoto é mais vantajoso, olhando pela parte da logística, mas ainda assim, preferia o ensino presencial por uma qualidade de ensino melhor tendo o contato com os professores”, afirma. O aluno também aponta que a maior dificuldade de ingressar em uma faculdade de forma remota, é aprender a usar as ferramentas que o curso utiliza e criar uma programação para acompanhar as aulas e fazer as tarefas e trabalhos.

 

Vestibular de Primavera

Pela primeira vez, a UEPG realiza um Vestibular de Primavera, que acontece no dia 26 de setembro. Diferente das outras vezes, nesse ano o vestibular será realizado em apenas um dia, sendo a manhã e tarde de domingo. As inscrições para o vestibular de primavera começaram no dia 1° e encerram no dia 29 de julho, pelo site da universidade. O pagamento da taxa de inscrição, de R$157, pode ser realizado até o dia 30 de julho. Segundo a programação da Instituição, a divulgação do ensalamento ocorre em 26 de agosto e o gabarito da prova sai a partir das oito da noite do dia 26 de setembro. Os resultados para a primeira chamada acontecem no dia 26 de outubro. Os pedidos de isenção foram encerrados no dia 21 de junho. O conteúdo programado para a prova se encontra no site da UEPG. Mais informações:

<https://cps.uepg.br/inicio/index.php/vestibular/vestibular-primavera>

 

179346405 769704650357746 6116887679319891904 n

(Foto: Divulgação UEPG)

 

Ficha Técnica

Repórter: Deborah Kuki

Publicação: Rafael Piotto

Supervisão: Jeferson Bertolini