Associação entende que momento não é propício para ensino presencial


O Sindicato dos Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SindUEPG) defende publicamente que o retorno das aulas presenciais na universidade ocorra só após a vacinação de 70% da população da cidade. O Sindicato entende que o momento não é propício para o retorno das aulas, já que grande parte da população do município, incluindo os alunos, ainda não foram vacinados contra a Covid-19.

A professora da UEPG Regina Stori, membro da direção do SindUEPG, reitera que o retorno às aulas deve acontecer após a imunização em massa. Ela toma como base a pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) que apontou 70% como o número necessário para o retorno das atividades escolares. “É somente a partir de 70% que temos a possibilidade de criar uma imunidade coletiva, antes disso o risco de retorno das atividades é grande demais”, diz.
Saúde

A infectologista Gabriela Gehring explica que a porcentagem entre 60% e 70% é a faixa em que a população de um local passa a desenvolver a chamada “imunidade coletiva”, também conhecida popularmente como “imunidade de rebanho”. Nesse momento, ocorre menor circulação do vírus graças à intensa imunização. Gabriela afirma que a primeira dose da vacina já surte um efeito imunizante na pessoa, mas apenas após as duas doses que a imunização se completa. “A pessoa está definitivamente vacinada logo depois de duas semanas após a aplicação das duas doses.”

 

Taís Maria Ferreira Fachada UEPG Central Foto: Lucas Ribeiro


Ivan Bomfim, professor do departamento de Jornalismo da UEPG, não vê a menor possibilidade de retorno às aulas presenciais na instituição antes que toda a população de Ponta Grossa receba as vacinas. Para ele, a prudência e a responsabilidade no combate à pandemia devem ser mantidas em primeiro lugar durante este período até que, de forma segura e com vacina para todos, as aulas possam retornar. “Eu espero que a decisão de não voltar com as aulas seja mantida enquanto a situação da pandemia não estiver controlada”, comenta o professor.
A UEPG, por meio da coordenadoria de comunicação social, afirma ainda não haver nenhuma previsão de retorno das aulas presenciais na instituição durante o ano de 2021.

 

Este texto é parte do conteúdo da edição recém-publicada do jornal-laboratório Foca Livre, produzido pelo 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Acesse a edição completa em https://periodico.sites.uepg.br/index.php/foca-livre

 

Ficha técnica

Repórter: Lucas Ribeiro

Editora de texto: Maria Eduarda Ribeiro

Publicação: Gabriel Clarindo Neto

Supervisão Foca Livre: Jeferson Bertolini, Muriel Emidio e Rafael Kondlatsch

Supervisão Site Periódico: Marcos Zibordi, Maurício Liesen