O segundo dia da XVI Semana de Integração e Resistência aconteceu nesta quarta-feira (25) e apresentou o tema “Crises Sanitárias: CPI e Vacinação”. A live contou com a participação de Cássia Miranda, repórter de política do jornal O Estado de S. Paulo, e teve mediação do estudante do terceiro ano de jornalismo Leonardo Duarte.

O evento teve em seu início, uma fala introdutória de Cássia sobre o que é, qual o seu papel e como funciona uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A CPI é um mecanismo previsto na Constituição Federal e tem função fiscalizadora,  podendo ser aberta tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Deputados. Para que a comissão seja criada é preciso que um Senador ou Deputado apresente um requerimento, que precisa ser aprovado por um terço do Senado ou 171 Deputados, dependendo da casa na qual foi proposta.

A jornalista relatou o funcionamento de uma CPI e as experiências da cobertura em uma grande redação. Um trabalho realizado em equipe, rico em detalhes e informações em tempo real “Sou muito detalhista, acompanho atualizando, inserindo fotos, vídeos e sinalizando as partes mais importantes”, contou a jornalista. Cássia também compartilha a importância da checagem de informações. “Nem todas as informações podem ser checadas, pois se tratam de opiniões, por isso sempre buscamos fontes confiáveis como a Organização Mundial da Saúde, histórico, pesquisas e bulas de remédios”. 

Para Cássia a CPI é um desafio diário, pela quantidade de fontes, informações e interesses, e pela quantidade de pessoas envolvidas. “Torna mais difícil entender com clareza a opinião de cada um dos participantes, é um desafio, porém tentamos deixar bem claro no texto, é uma tarefa muito árdua”, disse a jornalista. 

Amanhã o evento tem continuidade em seu terceiro dia, com a oficina “Jornalismo Investigativo” que contará com a participação do jornalista Mauro König,  às 10h. Às 19h tem início a live “Implicações para o jornalismo: Fake News e Descredibilização” com os convidados Kyene Becker e Sérgio Lüdtke, com transmissão pelo Youtube e Facebook do Cajor. O evento é realizado pelo Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).