Circula desde a tarde desta terça (25) a primeira edição do jornal laboratorial Foca Livre, produzido pelos estudantes do segundo ano do curso de Jornalismo da UEPG.

Os destaques da edição nº 192 são:

- O aumento em 100% do preço do Restaurante Universitário;

- Projeto de lei ameaça Escarpa Devoniana;

- O debate local sobre a legalização da maconha;

- 70% das aprovações da Câmara Municipal de Vereadores são de homenagens;

- 90 anos do Colégio Estadual Regente Feijó.

 

O Foca Livre deste ano tem a proposta de manter e respeitar a tradição de ser um jornal de interesse público, independente e com pluralidade das informações. “Pretendemos dar o nosso melhor, sermos mais criativos e dar destaque a uma maior variedade de gêneros jornalísticos, como o jornalismo literário”, explica o professor e jornalista responsável pelo jornal, Bem-Hur Demeneck.

Foca Livre deste ano passa por mudanças. Foto: Alexandre Douvan

Para os estudantes, a experiência obtida ao trabalhar pela primeira vez numa redação de jornal impresso foi única. “Foi muito importante o primeiro contato com uma redação, onde também foi nosso primeiro contato com diagramação. Nós fizemos mudanças no formato, resolvemos alguns problemas e é ótimo ver que no final deu tudo certo”, conta Débora Chacarski, acadêmica do segundo ano e diagramadora da primeira edição de 2017 do jornal.

Com oito edições anuais, o Foca deste ano tem o formato berliner, com 16 páginas, sendo 8 coloridas. As edições do ano passado possuíam 8 páginas e 4 eram coloridas, no formato tabloide.