A Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se manifestou por meio de nota sobre o assalto no Campus de Uvaranas, que deixou o estudante Eric Dario Navarro ferido na noite de ontem (24). Por telefone, a assessoria de imprensa da UEPG declarou à equipe do Periódico que ações para garantir a Segurança no Campus já são executadas: a "Palestra Patrulha", que ocorreu nos últimos dois anos debatendo algumas medidas preventivas, e duas viaturas da Polícia Militar e Guarda Municipal que fazem ronda 24h pelo campus.

Ainda segundo a asessoria, há um projeto de revitalização do sistema de iluminação há mais de um ano e planejamento de ciclovias e pista para pedestres. A insituição afirma que as medidas tomadas são focadas em ações comportamentais e não em Políticas de Segurança. Existe também serviço de vigilância executado pelos agentes de segurança da Universidade e de monitoramento feito por câmeras.

A equipe do Periódico conversou com um especialista em Segurança Pública, Luis Flavio Sapori, que listou algumas iniciativas que a Universidade pode executar para garantir a Segurança. "A solução para o problema é investir em segurança interna", diz. Ouça: