foto sejoc renata pereira 900 x 600

Foto: Renata Pereira

O III Seminário de Jornalismo e Convergência encerrou as atividades hoje (17) com apresentação de trabalhos científicos durante a tarde. Pela manhã, o evento organizou mesa “De práticas inovadoras e criativas no jornalismo em redes digitais às suas formas de abordagem pelo pensamento acadêmico” com as professoras Kati Caetano (UTP) e Claudia Quadros (UFPR). O tema da palestra surge de uma pesquisa nacional desenvolvida desde 2016 por grupos e pesquisadores de universidades brasileiras em que as palestrantes e o Grupo de Estudos em Mídias Digitais (GEMIDI) fazem parte.



Kati Caetano pesquisa os discursos, meios e estratégias usadas pelo jornal Folha de São Paulo. A professora destaca os recursos de 360 graus e de quadrinhos usados em reportagens da Folha para atrair os turistas na cidade do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas. “O jornalismo precisa atingir a dimensão cognitiva através dos conteúdos e informações, mas também a dimensão sensível, o que significa uma integração dos discursos para um diálogo com o público”, ressalta.

Já Claudia Quadros pesquisa os trabalhos de conclusão de Mestrado da área de comunicação inseridos em Universidades da região sul do Brasil que trazem temáticas relacionadas ao jornalismo digital. A palestrante mostra como o jornalismo no ambiente digital ainda é pouco pesquisado, mas ressalta que os trabalhos existentes contribuem diretamente para os estudos de convergência.

O integrante da Comissão Organizadora do SEJOC e mestrando Vinicius Biazotti considera que as redações tem passado por modificações constantes devido à inserção tecnológica na sociedade. “O evento é importante para poder discutir os novos modos de se fazer jornalismo nesse cenário”, afirma.

O SEJOC contou com 14 apresentações de artigos científicos durante os dois dias. Os trabalhos tratam de temas como gênero, cultura, redes sociais, jornalismo policial, radiojornalismo, política e outros. Para o pós doutorando e organizador do evento, Ivan Bomfin o seminário é importante para aproximar os estudantes do mercado jornalístico e da pesquisa científica. “O evento também é uma forma de despertar o interesse dos estudantes pela pesquisa”, completa.

Os artigos apresentados no SEJOC estarão disponíveis em breve em anais eletrônicos através do site:
https://sejocgemidi.wixsite.com/iiisejoc/copia-sobre-o-evento