foto jornalismo angelo rocha periodico

Foto: Angelo Rocha

A partir de amanhã (18), a XXVI Semana de Estudos em Comunicação (SECOM) inicia com palestras de jornalistas que utilizam a Lei de Acesso à Informação (LAI) como estratégia em trabalhos investigativos. Neste ano, a LAI completa cinco anos em vigor e pretende ampliar a transparência na gestão de recursos públicos, inclusive de entidades privadas sem fins lucrativos. O evento é realizado pelo Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Um dos coordenadores do evento, professor Ben-Hur Demeneck, explica que cada palestrante vai poder contar sua experiência em relação ao trabalho desenvolvido e a forma como usa o dispositivo legal de direito à informação. O objetivo da Semana é compreender a relação da LAI com a produção jornalística.

A SECOM acontece entre os dias 18 e 20 de outubro com palestras às 9 horas, na sala A17 do Campus Central da UEPG. Durante a tarde, ocorrem oficinas das 14 às 17 horas. O evento voltado para os estudantes de Jornalismo substitui as aulas da graduação do curso de Jornalismo da UEPG durante esta semana. Confira alguns detalhes com a organizadora do evento, professora Paula Melani:

Acompanhe a seguir a programação completa da SECOM:

Quarta - Feira (18/10)

​9h - Mesa: “Lei de Acesso à Informação e procedimentos”
Jornalista Marina Atoji é gerente executiva da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), e responsável pelo Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.
Local: Portal Telemidiático (Sala A-17)

14h-17h - Oficina de “Transmissão em tempo real com edição de imagens ao vivo”
Estudantes Angelo Rocha e João Guilherme Castro que desenvolveram um sistema de transmissões em tempo real com o auxílio do Youtube e softwares de edição.
Local: Laboratório de Telejornalismo

13h30-17h - Oficina de percussão corporal
Músico Ricardo Correa
Local: Grande Auditório da UEPG


Quinta-feira (19/10)

09h - Mesa: “Lei de Acesso à Informação e Direitos Digitais”
Jornalista Bárbara Paes, assistente de projetos na área de Acesso à Informação na ARTIGO 19 e atua especificamente com os projetos relacionados a gênero e direito.
Lançamento do livro “O fim d'A notícia”, do professor Jacques Mick, do programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Local: Portal Telemidiático (Sala A-17)

14-17h - Exibição do Documentário “Doze meses de resistência: a terra como horizonte de vida”
Produzido por Gabriel Clarindo e Hebe Gonçalves, o trabalho mostra a vida no acampamento do MST Maria Rosa do Contestado, no município de Castro. Presença de integrantes do acampamento para debate.
Local: Departamento de Jornalismo

Sexta-feira (20/10)

09h - Mesa: “Cobertura da Lava Jato e reportagens investigativas”
Jornalista Amanda Audi, freelancer da Folha de São Paulo e ombudsman do Portal Periódico.
Local: Portal Telemidiático (Sala A-17)

14 -17h - Mesa: “Ética Hacker e cultura da transparência”
Leonardo Foleto, doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Local: Portal Telemidiático (Sala A-17)