DSC00593

 

 

Pesquisadores da comunicação destacam a importância do professor José Marques de Melo, falecido na quarta-feira, dia 20 de junho, na defesa da área como conhecimento cientifico no Brasil. “Ele defendeu desde o inicio a importância do diploma, a liberdade de expressão e o estudo da comunicação”, relembra o mestrando Felipe Adam, ao destacar que o professor foi um vanguardista na área.

 

 

A jornalista e pesquisadora Karina Woitowicz, integrante do corpo docente do Departamento de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), destaca que o professor matinha um vínculo com a instituição desde 2004, quando foi um dos palestrantes da Semana de Estudos em Comunicação na Universidade. “Ele sempre teve um compromisso de difundir as pesquisas nacionais na área”, conta a pesquisadora, que é uma das coordenadoras da Revista Internacional de Folkcomunicação, editada pela Agência de Jornalismo e Programa de Mestrado, que passou para a UEPG com a mediação do pesquisador.

 

 

Em 2010, Melo foi um dos convidados da I Jornada Beltraniana de Ciências da Comunicação, que homenageou o jornalista Luiz Beltrão, o qual José Marques de Melo possuía uma admiração. “Isto demostra o perfil do professor e uma preocupação em não deixar cair no esquecimento um dos principais pesquisadores brasileiros de comunicação”, avalia Karina. No mesmo evento, o pesquisador recebeu o título de Professor Emérito da UEPG, como forma de agradecimento às contribuições à Universidade.

 

 

O pesquisador também contribuiu com a biblioteca da Universidade, em 2015, através da doação de cerca de 300 títulos do acervo pessoal, das áreas de jornalismo e filosofia, para a instituição, como forma de colaboração ao Curso. Karina Woitowicz recorda que José Marques de Melo sempre criticou o fato de o conhecimento comunicacional ser colonizado por pensadores de fora do Brasil, defendendo e a realização e divulgação de pesquisas nacionais. Melo escreveu dezenas de livros na área de comunicação, além de orientador de centenas de trabalhos científicos na graduação, mestrado e doutorado no País.