Mesmo depois de um ano de pandemia no Brasil, a batalha contra o Coronavírus ainda é um importante desafio. A média diária de óbitos continua batendo recordes, e isso é apenas um dos vários problemas que o Brasil enfrenta neste momento. Além do controle das mortes e novos casos de covid 19, outro embate direto que o país tem que encarar é a omissão dos governantes.


Neste período de um ano de pandemia, tivemos momentos em que o governo federal tentou alterar a forma de divulgação de novos casos e mortes pela covid 19, algo que dificultou a divulgação da gravidade da doença. Também houve o desestímulo de autoridades quanto às medidas de prevenção. Houve ainda momentos em que o governo federal buscou desautorizar prefeitos e governadores que adotaram medidas mais restritivas para controlar a doença.

Vale lembrar que a omissão de dados sobre doenças que assombram e já assombraram a sociedade já fizeram parte da história brasileira. Em 1974, durante o regime militar, o governo ditatorial tentou esconder uma contaminação em massa de Meningite. Só para se ter uma ideia do tamanho do problema, Hospital Emílio Ribas em São Paulo chegou a registrar a internação de 1.200 pacientes infectados, naquele momento o hospital tinha capacidade para 300 leitos.

Hoje, depois um ano dos primeiros casos de Covid-19, a história se repete. Enquanto o governo federal ainda questiona a aplicação de medidas como lockdown, toque de recolher, uso de máscaras ou distanciamento social, os hospitais estão lotados e nossos profissionais de saúde exaustos. Isso nos mostra que em períodos de crise sanitária, o Brasil sempre possui um inimigo a mais para combater: o vírus e a desinformação.

 

Ficha técnica:

Repórter: Germano Busato;

Edição: Germano Busato;

Publicação: André Ribeiro;

Professor responsável: Muriel Emídio Pessoa do Amaral.