Profissionais de medicina, enfermagem, psicologia, assistência social e farmácia de outras áreas, homens e mulheres, de diferentes idades são profissionais que mais do que nunca se tornaram essenciais. Ao longo da pandemia, aprendemos a compará-los a super-heróis ou a heroínas, porém, por trás dessas atuações, existem pessoas que, depois de mais de um ano de trabalho intenso, também apresentam muito cansaço, adoecimento físico e psicológico. A situação se agrava com a obrigação de lidar todos os dias com perdas de pacientes, conhecidos, amigos e familiares.

Pesquisa realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB) mostra que 92% dos médicos têm algum sintoma relacionado ao esgotamento emocional por conta da pandemia. Essa síndrome, também conhecida como síndrome de Burnout, é um estado de tensão emocional e estresse crônico causado pelas condições de trabalho. Mudanças bruscas de humor, dificuldade de concentração, lapsos de memória, insônia e ansiedade são alguns dos sinais apresentados por pessoas que estão em esgotamento neste momento.

O cenário que estamos vivendo hoje explica e agrava ainda mais a crise de saúde no Brasil. O país tem mais de 400 mil mortes por causa da doença, grande parte dessas vítimas passam pelas mãos dos profissionais de saúde quando são atendidos, porque alguns morrem antes de serem internados. No pior momento da pandemia no Brasil faltam leitos, recursos, medicamentos, vacinas e principalmente um governo eficaz.

É preciso enxergar a situação desses seres humanos que, como nós, também são vulneráveis. É preciso, então, auxiliá-los, seja de forma direta, com atendimento (psicológico) adequado, ou de forma indireta para evitar a piora do cenário atual da pandemia. Além de atitudes individuais é necessário cobrar das autoridades pela diminuição da pressão sobre esses profissionais. A defesa pela vacinação em massa é um importante caminho para evitar o agravamento da pandemia e o estresse gerado sobre os profissionais da área de saúde.

Ficha técnica:

Repórter: Emanuelle Salatini

Professor responsável: Muriel Emídio Pessoa do Amaral;