Confira o comentário em video de Vitor Almeida, e logo em seguida a versão em texto.

 

Durante o ano passado, o setor do turismo, por conta da Covid-19, causou 300 milhões de reais de prejuízo para Ponta Grossa. A pandemia atinge diretamente quem depende do público massivo para se manter. Eventos tradicionais da cidade como a Munchen Fest, a Feira Paraná e os Jogos Estudantis Municipais foram suspensos.

Já em 2021, mesmo com processo de vacinação em andamento, a perspectiva de que essas atividades voltem ao normal ainda é muito distante. Segundo estimativa produzida pela newsletter Expresso Ponta Grossa, no ritmo atual de vacinação, o município só conseguirá vacinar a população necessária em junho de 2024. Até lá, quantos milhões de prejuízo terá o turismo da cidade?

Por mais que haja aqueles que julgam apenas a abertura do comércio e atividades regulares como fundamental para a manutenção da renda, a prevenção contra a Covid-19 também se configura como medida de sobrevivência, tendo em vista as mais de 500 mortes no município. Vale lembrar, que mesmo em períodos de maior flexibilização, os eventos continuaram sem data de retorno. Só as atividades complementares ao turismo, como a rede hoteleira, bares e restaurantes,  conseguem desfrutar de algumas alternativas como as entregas em domicílio e diminuição na capacidade de recebimento do público  para se manterem abertas.

De fato, o que todos querem é que a vida volte ao normal. Por mais alto que seja o prejuízo do turismo, não é possível mensurar o preço de uma vida, e em Ponta Grossa já se foram muitas. Precisamos aumentar o ritmo de vacinação, pois são essas pessoas que garantem o turismo de forma rentável.

Ficha Técnica

Repórter: Vitor Almeida

Edição: Vitor Almeida

Publicação: Teodoro Anjos

Supervisão: Muriel Amaral