As disputas estavam paradas há um ano por causa da pandemia de coronavírus

 

Com o avanço da vacinação contra covid-19, competições estudantis tradicionais voltam ao calendário paranaense, como os Jogos Abertos do Paraná, Jogos da Juventude, Jogos Universitários e Jogos Escolares. Há ainda a volta de três extensões dos Jogos Abertos: Jogos Abertos Master, de Combate e o Paraná Bom de Bola, com novidades: apenas esportes coletivos foram incluídos. Entre as 40 cidades que irão sediar os jogos, estão Ponta Grossa, Carambeí, Guaratuba e Guarapuava.
Os Jogos Oficiais do Paraná mudam a rotina de atletas e técnicos, como é o caso do professor do Colégio Dynâmico, Alisson Campos. Ele afirma que essas competições são vitrines e motivam os jogadores a mostrarem suas habilidades mantendo-os na ativa. Além disso, são uma oportunidade para alunos que têm o sonho de serem futuros atletas profissionais. “Dentro do Colégio temos o projeto ‘Bom de bola, bom de nota’, pelo qual damos bolsas de estudos para alunos carentes. Então, não basta jogar bem, tem que ter boas notas para fazer parte da equipe de competição do colégio”, explica Campos.
Antes de ser professor, Campos foi atleta e participou das competições do Paraná, como Paranaense de futsal, de campo, Jogos Escolares Municipais (JEM) e regionais. “Toda essa trajetória que tive nos campeonatos me ajudaram com o meu trabalho como técnico de equipes de competição”. Ele coleciona os seguintes títulos: bicampeonato da fase regional, campeão da fase macrorregional e final, além do primeiro lugar no JEM. “Esses jogos são muito importantes, ajudam a formar atletas melhores e técnicos mais preparados”.
O ano passado foi marcado pela paralisação dos esportes, com impactos na vida do treinador. “Foi um ano bem estranho, faz 12 anos que trabalho nas competições e ficar sem elas foi difícil. Estragou nossos planejamentos e nada acabou dando certo”. Este ano, o técnico irá participar das competições do estado e voltou com os treinos para preparação dos atletas, em especial para o 1° Paraná Bom de Bola.

 

d56de4a9 7938 4949 8c41 0969c467dd5a

Créditos: Divulgação Associação Atlética de Jornalismo

Profissional

Algumas das vantagens dos campeonatos são a visibilidade, experiência e preparação. Foi assim que Lucas Batista, de 19 anos, chegou até a base do Operário Ferroviário. Lucas foi um dos atletas de Alisson Campos e sua história no futebol começou aos oito anos, nos campeonatos da cidade e do estado. “Em 2019, pelo colégio, chegamos às fases finais dos campeonatos do Estado e fomos campeões paranaenses. No mesmo ano, assinei meu contrato profissional com o Operário”.
O atleta, que já participou dos Jogos do Paraná e representou Ponta Grossa nos Jogos da Juventude, no campo e em quadra, afirma que sua trajetória contribuiu para o jogador que é hoje. “É crucial na vida de qualquer atleta, esses Jogos do Paraná são ótimos para pegar experiência. Cada jogo que vai passando, vai ficando mais difícil e a tendência com eles, é só evoluir e nos preparar.”

 

Calendário dos Jogos

 

  • 63° Jogos Abertos do Paraná (Japs)
    No Japs deste ano, apenas esportes coletivos foram incluídos. Dividida em duas fases, 40 cidades irão sediar os Jogos, entre elas: Ponta Grossa, Carambeí, Guaratuba e Guarapuava.
    Data: 12/09/2021 à 21/11/2021
    Em PG: Bocha / Bolão e Handebol.

 

  • 33° Jogos da Juventude do Paraná (Jojups)
    No Jojups, as rodadas das competições acontecem apenas aos sábados. Em 2021, apenas a etapa regional deve acontecer, a estadual está suspensa. Dividida em 12 regiões, totalizando 31 cidades, entre elas: Ponta Grossa, Campo Largo, Guaratuba, Paranaguá, Castro e Carambeí. As modalidades presentes no Jojups são Handebol, Basquete, Vôlei e Futsal.
    Data: 11/09/2021 à 20/11/2021
    Em PG: Handebol.

 

  • 60° Jogos Universitários do Paraná (Jups)
    Será o primeiro dos Jogos Oficiais do Paraná e acontecerá em um único dia. Todos os jogos serão sediados pela cidade de Apucarana. As modalidades presentes são Atletismo, Judô, Karatê e Natação.
    Data: 28/08/2021
    Em PG: Não há competição na cidade de Ponta Grossa.

 

  • 1° Jogos Abertos Master (Japs Master)
    Inovação no esporte para os Jogos Oficiais do Estado, os Jogos Master são para todas as faixas etárias. O torneio acontece em quatro dias e será sediado no litoral do Estado do Paraná, em três cidades: Guaratuba, Matinhos e Paranaguá. Quatro modalidades coletivas serão disputadas: Handebol, Basquete, Futsal e Vôlei.
    Data: 03/09/2021 à 07/09/2021
    Em PG: Não há competições na cidade de Ponta Grossa.

 

  • 1° Jogos Abertos de Combate (Japs Combate)
    Os jogos acontecem em etapa única na cidade de Londrina. As modalidades presentes são Kickboxing, Judô, Karatê, Muay Thai, Taekwondo, Wrestling, Boxe, Capoeira, Jiu Jitsu e Kung Fu.
    Data: 13/09/2021 à 15/09/2021
    Em PG: Não há competições na cidade de Ponta Grossa.

 

  • 1° Paraná Bom de Bola
    Dividida em duas fases, a única modalidade presente é o futebol. Doze cidades irão sediar as partidas, entre elas Carambeí, Guaratuba e Guarapuava.
    Data: 03/09/2021 à 14/11/2021
    Em PG: Não há competições na cidade de Ponta Grossa.

 

Ficha técnica
Reportagem: Tayná Lyra
Edição e Revisão: Evelyn Paes
Publicação: Evelyn Paes, Yasmin Orlowski
Supervisão: Jeferson Bertolini, Marcos Zibordi, Maurício Liesen