De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ponta Grossa possui 239.611 eleitores aptos para as eleições de 2020. As três zonas eleitorais do município são a 14ª (com 82.505 eleitores), a 15ª (com 90.070 eleitores) e a 139ª (com 67.036 eleitores). Devido à pandemia da Covid-19, foi elaborado um protocolo de segurança para evitar o contágio pela doença durante o processo eleitoral.

Chamado de Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais 2020, ele estabelece medidas a serem implementadas durante as campanhas dos candidatos, nos dias de votação e no processo de apuração. O documento, elaborado a partir de consultoria da Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz) e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, está disponível no site do Plano de Segurança Sanitária Eleições 2020.

O protocolo prevê o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel por eleitores e por mesários, a distribuição de face shield e o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas nas seções. Há ainda a ampliação do horário de votação, que passa a ser das 7 às 17 horas de Brasília, permitindo horários preferenciais para eleitores de grupos de risco.

O Plano de Segurança foi apresentado no dia 8 de setembro pelo presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso. As medidas valem para o período de campanha e para os dias em que ocorrem o primeiro e o segundo turnos, em 15 e em 29 de novembro.

Entramos em contato com o Cartório Eleitoral da 15ª Zona, que possui o maior número de eleitores em Ponta Grossa, para verificar se as medidas de segurança serão mais rígidas. Até o momento de fechamento da matéria, a equipe de reportagem não havia recebido uma resposta.

Ficha Técnica

Repórteres: Lucas Ribeiro e Vinicius Sampaio
Edição: Manuela Roque
Supervisores: Supervisão: Angela Aguiar, Fernanda Cavassana, Paula Melani, Rafael Kondlatsch