A repórter Leriany Barbosa fala sobre o treinamento de mesários para as eleições de 2020

 

Desde o treinamento, eleição deste ano teve novas regras

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças no treinamento dos mesários e obrigou a implantação de medidas de segurança a serem seguidas durante o primeiro e o segundo turnos das eleições deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu um protocolo para garantir a proteção tanto dos eleitores, quanto dos mesários.
O treinamento de equipe que irá trabalhar nas eleições 2020 seguiu as orientações que estão sistematizadas no Plano de Segurança Sanitária elaborado pelo TSE. O documento resultou de consultoria prestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pelo Hospital Sírio.
O estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Arthur Gabriel Volpi Fauth, relata as alterações em relação ao último pleito. Em 2018, quando trabalhou nas eleições pela primeira vez, Fauth recebeu o treinamento presencialmente. Porém, neste ano, foram oferecidas alternativas on-line.
Arthur descreve que o treinamento a distância para os mesários se deu por meio de videoaulas, materiais em PDF e outros arquivos. Todos os participantes puderam aprender sobre as medidas a serem seguidas para o desempenho da função de mesário de forma segura e remota.
Para o dia das eleições, a Justiça Federal vai disponibilizar álcool gel individual, máscara e proteção facial para garantir a segurança dos mesários. Com as medidas asseguradas pelo TSE, Arthur Fauth diz se sentir seguro e confiante para exercer a função.

Ouça a reportagem de Herivelton Martins sobre sobre o aumento de mesários no Paraná

 

Ficha técnica:
Repórteres: Heryvelton Martins, Leriany Barbosa, Maria Luiza Pontaldi e Mariana Real
Edição: Larissa Onorio
Supervisão: Professores que ministram as disciplinas práticas do curso