Menções aos distritos de Ponta Grossa aparecem em 1,22% das propostas dos candidatos a prefeito do município em 2020. Em 2016, a representação foi de 1,3%

Entre as 740 propostas descritas nos planos de governo dos cinco candidatos a prefeito de Ponta Grossa, apenas nove tratam de políticas públicas para as localidades de Guaragi, Itaiacoca, Piriquitos e Uvaia. No entanto, não é restrita a 2020 que a atenção do poder público para os distritos “não é suficiente”, como analisa o professor Leonel Brizola Monastirsky, coordenador do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e especialista em gestão de território. Nas eleições municipais de 2016, entre as 782 propostas de governo dos cinco candidatos à prefeitura, apenas seis citavam os distritos de Ponta Grossa.

“Os distritos são esquecidos, não existe um estudo específico dentro da política pública municipal para os distritos. Eles têm características diferentes, falta alguém pensar os distritos um por um”, continua Monastirsky. Entre as nove propostas de 2020, quatro delas destinam o mesmo texto para todas as localidades, são propostas de lazer, saúde e educação que não tratam das particularidades de cada distrito de Ponta Grossa. As demais tratam de melhorias relacionadas ao turismo e uma prevê ampliação da infraestrutura de telefonia celular para Guaragi, Itaiacoca e/ou Uvaia. Já em 2016, três dos cinco candidatos apresentaram propostas para os distritos de Ponta Grossa e nenhuma das seis propostas trata os distritos de maneira específica, designando as mesmas proposições para todas as regiões.

Os planos de governo vêm perdendo sua relevância na campanha devido às mudanças da campanha para as redes sociais digitais, como analisa a cientista política Karolina Mattos Roeder: “Apesar de ter a sua importância, temos visto uma diminuição da valorização desses documentos”. Contudo, a pesquisadora e professora do Centro Universitário Internacional (UNINTER) afirma que o plano de governo ainda é o principal documento para que a população e a mídia possam fiscalizar o trabalho do futuro gestor. “Podem ser julgados pela negligência do que se propôs e não fez, por estelionato eleitoral, quando se promete algo e faz o oposto, etc.”, acrescenta Roeder.

Como contextualiza Monastirsky, os distritos são formados principalmente por grandes fazendeiros, pequenos produtores, produtores de subsistência e moradores de outras localidades que possuem casas nos distritos para fins de lazer. “São esses [os grandes fazendeiros] que não precisam do governo municipal, a não ser para pequenos favores de asfaltarem, de arrumarem as estradas e pontes para que o escoamento das produções aconteça”, explica o pesquisador. Com base nessas características, Monastirsky aponta o dever do poder público em contemplar as necessidades dos mais pobres que residem na zona rural, para que eles não precisem migrar para o centro urbano.

Segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, Guaragi, Itaiacoca, Piriquitos e Uvaia possuem, juntos, mais de oito mil habitantes e destacam-se pela agricultura, pecuária e extração mineral e vegetal. No entanto, não há propostas voltadas para essas atividades econômicas que citam os distritos nos planos de governo dos candidatos de 2020.

A única proposta para o eixo educação prevê “melhorar as condições educacionais nos distritos (Itaiacoca, Piriquitos, Guaragi e Uvaia)” e está presente no plano de governo da candidata Mabel Canto (PSC). Entretanto, o texto é o mesmo utilizado no plano de governo de Aliel Machado (PSB), candidato a prefeito de Ponta Grossa pelo partido REDE em 2016, atual deputado federal e apoiador da candidatura de Mabel. Além desta proposta, existem outras passagens com escrita idêntica ou muito semelhantes em ambos os documentos.

Entre as principais necessidades da população residente nesses distritos, Monastirsky elenca: “tem que ter sempre escolas nos distritos, postos de saúde e transporte para essas pessoas, para elas poderem vir para a cidade em momentos que elas desejarem. É necessário pensar no lazer das pessoas lá, é muito importante pensar na moradia e facilitar para as pessoas terem casas”. O pesquisador também cita a carência de políticas que garantam a segurança dos moradores dessas regiões.

O turismo como foco

O turismo é um diferencial, já que é o eixo com maior número de propostas em 2020 e não apareceu em nenhum momento nas propostas de 2016. Duas delas preveem a retomada da Festa do Colono em Guaragi (Professora Elizabeth, PSD e Márcio Pauliki, Solidariedade). Também o planejamento de mais dois eventos de porte nos distritos de Uvaia e Itaiacoca (Márcio Pauliki, Solidariedade), a implantação de Polos de Desenvolvimento Turístico de Itaiacoca (Professora Elizabeth, PSD) e a construção de estrada-parque e ciclovia na estrada Rio São Jorge-Alagados-Carambeí (Professor Edson, PT). “Os distritos acabam sendo uma possibilidade, uma alternativa bem interessante para atividades ligadas ao turismo. São próximos dos nossos patrimônios naturais”, completa Monastirsky, que vê de maneira positiva, embora ainda não ocorra de forma eficiente, o investimento do poder público no potencial turístico, gastronômico e das festas regionais nos distritos de Ponta Grossa.

 

Ficha Técnica:
Reportagem: Arieta de Almeida e Hellen Scheidt
Edição: Alexandre Douvan
Supervisão: Profa. Fernanda Cavassana.