Paralisação por tempo indeterminado visa ao cumprimento da data-base e ao arquivamento da minuta da Lei Geral das Universidade (LGU)
Em assembleia do SindUEPG, professores discutiram os impactos da LGU destacando que a proposta acentua a precarização das IES-PR / Foto Éder Carlos

A assembleia convocada pelo Sindicato dos Professores da UEPG (SindUEPG) tem como pauta única a discussão e a votação de data de deflagração de greve por tempo indeterminado.  A paralisação das atividades busca o cumprimento da data-base e o arquivamento da minuta da Lei Geral das Universidades (LGU) Estaduais do Paraná e do Projeto de Lei Complementar 04 de 2019. Outras reivindicações são a anuência de vagas e a realização de novos concursos.

Na última quarta-feira (19), o Sindicato realizou assembleia quando foi aprovado o indicativo de greve por tempo indeterminado, bem como a convotória de nova plenária para a decisão da data de deflagração da paralisação. Os docentes também aprovaram a elaboração de manifesto contra a minuta da LGU. De acordo com o presidente da entidade, Marcelo Ubiali Ferracioli, a decisão de nova assembleia integra um movimento unificado junto a outras universidades e setores do funcionalismo público.

Ouça a entrevista com o presidente do SindUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli

assembleiagreve01-25-06-2019.jpg
assembleiagreve02-25-06-2019.jpg
assembleiagreve10-25-06-2019.jpg
assembleiagreve03-25-06-2019.jpg
assembleiagreve04-25-06-2019.jpg
assembleiagreve05-25-06-2019.jpg
assembleiagreve06-25-06-2019.jpg
assembleiagreve07-25-06-2019.jpg
assembleiagreve09-25-06-2019.jpg
assembleiagreve11-25-06-2019.jpg
Previous Next

Ferracioli ressalta a importância de o Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) ter sinalizado pelo indicativo de greve. Para o sindicalista, o posicionamento do maior sindicado do Paraná muda a conjuntura política, sendo fundamental para a construção da unidade do movimento grevista entre as diversas categorias de funcionalismo público.

Ouça a reportagem de Ana Bianca Kloster

Durante a assembleia realizada na última quarta-feira, a vice-presidente do SindUEPG, Carina Darcoleto, reforçou a urgência de se derrubar a LGU uma vez que o governo Ratinho Júnior (PSD) já havia sinalizado o prazo de 40 dias para fechamento da minuta e o encaminhamento do documento para votação pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O presidente do Sindicato, Marcelo Ubiali, destacou que a minuta, juntamente com o Projeto de Lei Complementar 04 de 2019, põe em curso uma política de privatização das IES-PR. O sindicalista critica as propostas o governo estadual que afetariam a autonomia de gestão das universidades e provocariam a perda de docentes.

Ouça a reportagem de João Gabriel Kolovski

Ao memso tempo em que há o crescimento de governos de extrema-direita, o professor Marcelo Ubiali observa que, contraditoriamente, ocorre a união de grupos de esquerda que, em governos anteriores, mantinham posições contrárias. "A greve do dia 14 foi chamada por todas as centrais sindicais e essas centrais sindicais são inimigas políticas históricas", pondera.

Ouça a reportagem de Luiz Gustavo Tramontim

Questionado, em entrevista, sobre a adesão dos professores à greve, Ferracioli explica que, primeiramente, o convencimento e, depois, o enfrentamento são as estratégias para a mobilização dos professores.

Ouça a reportagem de Rafael Piotto

A assembleia do SindUEPG tem início nesta quarta-feira (26), às 17 horas, no Observatório Astronômico, no Campus Uvaranas.

Assembleia do DCE da UEPG

O integrante do DCE Rodrigo de Freitas ressaltando a necessidade de construção de luta unificada entre estudantes e professores / Foto: Éder Carlos

Na última terça-feira (18), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEPG realizou assembleia para discurtir a Lei Geral da Universidades. Durante o encontro, foi elaborada uma carta de repúdio à minuta. A plenária destacou a necessidade de luta conjunta entre professores e alunos, embora tenha sido defendido pelo participantes que o movimento estudantil não pode ter o mesmo caráter do movimento sindical.

Ouça a reportagem de Solano Ferreira

Ouça a reportagem de Leonardo Ribeiro

Assembleias do DCE e do SindUEPG criticam a LGU. Ouça a reportagem de Malu Bueno.

Arquivo Portal Periódico:

08/06/2019 - Servidores da UEPG aderem à Greve Geral do dia 14 de junho
22/05/2019 - Projeto de Lei prevê congelamento de gastos do governo do Estado do Paraná
14/05/2019 - Estudantes da UEPG aderem ao Dia Nacional de Greve pela Educação
02/05/2019 - Protesto de 29 de abril reúne cerca de 10 mil manifestantes em Curitiba, segundo APP Sindicato

Ficha Técnica

Reportagem: Ana Bianca Kloster, Caroline Franceschini, João Gabriel Kolovski, Leonardo Ribeiro, Luiz Gustavo Tramontin, Malu Bueno, Rafael Piotto e Solano Ferreira
Edição: Luiz Zak
Foto: Éder Carlos, Maria Eduarda Eurich e Rafael Piotto
Supervisão: Professoras Angela Aguiar, Carlos Alberto Souza e Fernanda Cavassana
Técnico de edição: Reinaldo dos Santos
Técnico de Multimídia: Tais Maria Ferreira