Semana Literária do SESC PG 2018 valoriza escritores locais

A 37ª Semana Literária & Feira do Livro, organizada pelo SESC, dará visibilidade para escritores locais na programação do evento. Adrian Lincoln Clarindo, Carlos Henrique Schoroeder, Otávio Linhares, Kleber Bordinhão e Luiz Fernando Cheres participam do encontro cultural que acontece entre os dias 17 e 22 de setembro em Ponta Grossa. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

 

Rafaela Remeika, diretora da feira cultural, explica que os autores já têm um trabalho na cidade e que espaços como este são importantes para divulgar e valorizar a produção dos convidados. “Como os escritores são de Ponta Grossa, eles conseguem falar sobre o cotidiano da cidade e os leitores podem se identificar”, completa. A Semana Literária acontece simultaneamente em todas as unidades do SESC Paraná, com temáticas nacionais e internacionais, mas em cada cidade a programação é diferenciada.

 

 

“Existe uma carência de divulgação da literatura na cidade”, avalia a diretora. Rafaela conta que a ideia é levar o evento aos bairros mais afastados da região central. Dez oficinais de contação de histórias, com temáticas relacionadas ao evento, serão realizadas em colégios da periferia da cidade. “A iniciativa contribui para popularizar a cultura, que é concentrada em regiões elitizadas”, diz o acadêmico Vítor Almeida.

 

 

O estudante de Jornalismo e membro do projeto de extensão Cultura Plural, Gabriel Miguel, explica que existe uma ideia de que em Ponta Grossa não se produz cultura e que iniciativas como a Semana Literária mostram o equívoco. “O espaço é importante para que os artistas pontagrossenses, que estão escondidos, mostrem o trabalho realizado”, conclui.

 

 

A programação da Semana Literária está disponível no site do SESC Ponta Grossa, que conta com mesas redondas, bate papos, oficinas, circuito de história e espetáculos teatrais. A Feira do Livro acontece no Parque Ambiental, localizado na região central da Cidade.