A nova diretoria do Observatório Social dos Campos Gerais iniciou com os trabalhos em setembro. O mandado segue até 2020. A atual diretoria vai manter as mesmas atividades da gestão anterior, que estão voltadas aos quatro eixos de ação da entidade: transparência, capacitação de empresas, educação fiscal e monitoramento do poder público local (legislativo e executivo). A nova presidente do Observatório é a advogada Geórgia Bocheneck.

 

Dentre os diferentes projetos, o Observatório defende o controle dos gastos no município, uma espécie de controle social do dinheiro público na cidade. Na Câmara, voluntários assistem as sessões e fazem relatório mensal do trabalho dos vereadores, acompanham licitações, editais e contratos da Prefeitura Municipal com empresas e prestadores de serviços públicos, verificando todas etapas do investimento público.

 

 

A coordenadora de gestão do Observatório Social dos Campos Gerais, Paula Schamne, destaca o trabalho que a entidade realiza no Município. “O objetivo é garantir uma gestão transparente com aplicação correta dos recursos”, diz. Em certos aspectos, o “Observatório acaba fazendo um pouco o trabalho que a Câmara Municipal deveria fazer”, completa.

 

 

O Observatório é uma organização sem fins lucrativos e conta com voluntários, colaboradores e estagiários, com um orçamento oriundo de projetos e parcerias, inclusive com setores públicos. Atualmente, são 14 voluntários e 7 estagiários que participam da entidade. “Estamos sempre buscando voluntários e parceiros, que podem entrar em contato pelo site ou nos procurar diretamente”, informa Paula Schamne.

 

 

O professor de Jornalismo na UEPG Marcelo Bronosky diz que o Observatório realiza um trabalho importante na Cidade. “É uma fiscalização dos órgãos públicos, que garante transparência”, avalia. O estudante de Jornalismo na UEPG Alexander Marques também destaca o papel social da entidade. “A educação fiscal para crianças é uma contribuição para formar cidadãos”, afirma.

 

Foto: Daniela Valenga