Falta de verba no Fundo Municipal de Cultura prejudica projetos culturais

Nesta terça-feira (12), o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) denunciou o não pagamento dos editais do Fundo Municipal de Cultura de 2019. O documento divulgado pelos conselheiros revela que a dívida da Prefeitura de Ponta Grossa com o Fundo de Cultura é de R$ 300 mil. A situação contraria a previsão do Orçamento Geral do Município de Ponta Grossa para este ano. Os representantes do Conselho tratam a questão como um “calote na cultura”.

Ouça a reportagem de Matheus Gaston:

De acordo com o Conselheiro João Guilherme Castro, em junho de 2019, a prefeitura informou ao Conselho que o valor para o pagamento dos editais estava na conta bancária do Fundo Municipal de Cultura. No entanto, para pagar os editais do segundo semestre, os conselheiros descobriram que o dinheiro nunca esteve disponível. “Na conta só tinham sobras orçamentárias do ano de 2018, as quais são insuficientes para cumprir o repasse financeiro dos dez editais do Conselho”, completa João Guilherme.

De acordo com uma das beneficiadas pelo edital Cine-Foto e Vídeo, Millena Villanueva, o pagamento dos editais estava combinado para ocorrer em duas parcelas, mas somente quatro editais receberam uma das cotas previstas. Villanueva alega que o não pagamento da próxima parcela prejudica o trabalho dos produtores culturais, que dependem do dinheiro para custear os serviços utilizados na produção dos materiais.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa declarou que o pagamento dos editais, no valor de R$100 mil, está previsto para até o final do mês de novembro.

 

Ficha Técnica:

Reportagem: Rafael Bahls, Matheus Gaston
Edição: Patrícia Guedes, Veridiane Parize
Supervisão: Angela Aguiar, Fernanda Cavassana e Manoel Moabis
Monitores: Gabriel Neto
Publicado em: 14 de novembro de 2019

Modificado em: 21 de novembro de 2019 para inclusão de áudio