Live marca homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Frente Ampla Democrática (FAD) de Ponta Grossa realiza live em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A live “Mulheres na luta pela vida de todos” ocorre na próxima segunda-feira (08), às 19h, no Facebook da FAD. Segundo a organização, a transmissão é um ato de resistência que busca apoiar as mulheres que estão na linha de frente pela vida. O dia 8 de março vem ganhando uma nova cara com o passar dos anos: mais do que comemorar, o dia tem se tornado palco para discutir a luta por direitos e o respeito às mulheres.

 

A Frente Ampla Democrática de Ponta Grossa é uma organização que promove pautas de envolvimento social e luta pelos direitos das minorias. A organizadora do 8M e integrante da FADPG, Clara Prado, diz que, em anos anteriores eram realizadas marchas, palestras e oficinas para destacar as lutas e o dia 8 de março. Em decorrência da pandemia, a equipe organizadora informa que os eventos serão totalmente online.

Além disso, Prado apresenta o Manifesto que baseia as pautas do 8M. “O Manifesto tem assuntos de grande relevância social”, diz integrante da FAD. Na live, Clara Prado ressalta que os temas discutidos têm forte ligação com o atual cenário do Brasil e com o que está sendo debatido internacionalmente. “A live vai discutir questões sobre saúde, violência contra a mulher e a falta de políticas públicas do atual governo”, explica a organizadora do evento.

A doutora e historiadora, Bruna Alves Lopes, desenvolveu estudos com base na perspectiva feminista na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e destaca a importância dos movimentos. “A militância é fundamental, pois apesar de todos os avanços legais temos uma sociedade marcada pela violência contra a mulher”, afirma Lopes. A doutora relembra que em 2020, nesta data, foi realizado um ato em memória às mulheres vítimas de feminicídio em Ponta Grossa. “São impactos emocionais e sociais que precisam ser discutidos e fico feliz que o movimento feminista em Ponta Grossa toque no assunto”, conclui.

A organizadora do 8M acredita que nos próximos anos as atividades voltarão a ser presenciais, como o ocorrido em 2020. Confira programação do 8M em PG (na fanpage da FAD) e conheça o Manifesto do movimento aqui.

 

Ficha Técnica:

Repórter: Kathleen Borges Schenberger.
Edição: André Ribeiro.
Supervisão: Sérgio Gadini.