Projeto Guerreiros dos Palmares ensina capoeira e é mantido por cuesteio do estudante de educação física, Robson Luiz de Paula, que vende doces e salgados para manter o grupo. Mais informações na reportagem de Ana Moraes.

O projeto circense "Além dos Olhos" promove a inclusão de pessoas com deficiência física, autistas, imperativas e portadores de Síndrome de Down através de atividades que são envolvidas com o circo, como malabares e trapézio.

“O ponta-grossense se viu ali: essa é a minha identidade. Esse livro sou eu”, relata Bowles

EntrevistaHein 29 10 2019

LIvro que retrata a linguagem coloquial de Ponta Grossa foi publicado pela primeira vez em 2009 | Foto: Emanuelle Soares

No escritório de sua editora, o escritor Hein Leonard Bowles conversa tranquilamente sobre Jacu Rabudo, obra de sua autoria em que retrata a linguagem coloquial em Ponta Grossa. Prestes a completar 10 anos da publicação no final deste ano, Bowles relata com ânimo o processo de produção da edição até chegar à quarta edição em 2015. Cheio de histórias e com 72 anos, o escritor nasceu na Holanda, mas desde os 9 anos mora em Ponta Grossa. Bowles possui um casal de filhos, duas netas e, no início deste ano, perdeu a esposa. Formado em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde também atuou como professor até a aposentadoria. Atualmente, Bowles trabalha exclusivamente com sua própria editora, atividade que afirma desempenhar com muita satisfação. Em quase uma hora de entrevista com o escritor, nota-se a importância das quatro edições para a história da cidade, embora ele deixe bem claro que não fará um segundo volume.

“NI OLVIDO, NI PERDÓN” do fotojornalista Tui Guedes será destaque do espaço cultural Centro Europeu nas próximas duas semanas. A abertura da exposição ocorre na noite de hoje (13) às 19h e permanece no local até o próximo dia 27. As 30 fotos que serão exibidas fazem parte do acervo dos útimos três anos de produção fotográfica de Guedes.

Com o tema ‘Memórias das vítimas e dos desaparecidos durante a ditadura militar argentina’, a exposição conta ainda com a apresentação de vídeos sobre o trabalho do fotojornalista e sobre a ditadura na Argentina. O evento é organizado pelos estudantes extensionistas do projeto Lente Quente.

O estudante de jornalismo William Clarindo avalia o envolvimento do projeto com o trabalho de um fotógrafo profissional. “ É interessante o projeto de fotografia começar a trabalhar com imagens que são de outros profissionais e desenvolver um pensamento crítico acerca delas”, conta.

SERVIÇO:

Exposição: 'Ni Olvido, Ni Perdón!', do fotógrafo Tui Guedes

Abertura: 13/09, quinta-feira, 19h

Onde: Centro Europeu (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, esquina com Augusto Ribas)

Preço: Gratuito

Realização: Lente Quente/DeJor e Centro Europeu

Apoio: Mano a Mano Produções / Espacio para la Memoria La Perla

Representantes de sindicatos de Ponta Grossa comentam a necessidade de discutir a revisão da Reforma Trabalhista de 2016. A sugestão é discutir a reforma a partir das propostas dos candidatos voltadas aos trabalhadores e à legislação trabalhista.