Projeto Banho Solidário está em fase de implantação em Ponta Grossa

“Estar na rua não é uma opção (…) tomar banho é um luxo” relata a moradora de rua Maria do Socorro. Ela ainda afirma que se não fosse pelo projeto Banho Solidário, que proporciona banho quente para moradores de rua e pessoas em situação de rua, não saberia quando tomaria banho outra vez.

O banho acontece em um Trailer, adaptado com dois chuveiros, separados em masculino e o feminino. Rafisa Machado Ramos, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa, afirma ser o primeiro projeto que oferece chuveiros masculino e feminino. Ramos destaca que a iniciativa é a primeira adotada pela prefeitura. Os demais existentes em outras cidades são realizados por organizações não governamentais (ONG’s). Para participar do projeto, é necessário realizar o cadastro, que dá acesso ao banho, kits de higiene, roupas limpas, corte de cabelo, alimentação e empréstimo da toalha. O morador de rua tem como referência o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), que realiza um acompanhamento e disponibiliza informações como o local e data do banho solidário.

Há diversas parcerias que acompanham o projeto, como o Restaurante Popular, que fornece uma refeição gratuita aos moradores; a Agência de Cidadania, que disponibiliza vagas de empregos. A Casa da Acolhida e outras parcerias que variam de acordo com a edição do projeto. Em Ponta Grossa, há em média 65 moradores e 120 pessoas em situação de rua, conforme a assistente social da Secretaria Municipal de Políticas Públicas (SMPPS), Kellin Marina Farago. Cada semana atende aproximadamente 60 pessoas.

O itinerante projeto Banho Solidário iniciou em julho deste ano e proporciona banho quente toda sexta-feira, das 17h às 20h. O local do banho varia entre a Concha Acústica, localizada na praça Barão do Rio Branco, o Restaurante Popular Guilherme Cavina, no Parque Ambiental e em demais pontos da cidade.

Arquivo Portal Comunitário

14/07/2019 - Centros de especialização dão auxilio a moradores de rua em Ponta Grossa

Ficha Técnica

Reportagem: Marcella Panzarini
Edição: Maria Fernanda Laravia
Supervisão: Professores Angela Aguiar, Ben-Hur Demeneck, Fernanda Cavassana, Hebe Gonçalves e Rafael Kondlatsch