A compra de passagens pelo benefício ID jovem, para alguns lugares, não é feita no terminal rodoviário

ID Jovem 20 09 19

                     Emissão de passagens pelo ID jovem só podem ser obtidas pelo guichê |Foto: Germano Busato

A emissão de passagens pelo benefício ID Jovem, documento que permite passagens gratuitas ou com 50% de desconto para viagens interestaduais não possui funcionamento adequado em Ponta Grossa. Não é possível retirar passagem no terminal rodoviário pela falta de disponibilidade de retirada pelas empresas que são responsáveis pelo transporte interestadual, para o documento que permite gratuidade para os beneficiários pelo ID Jovem.

Igor Felipe, estudante de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e portador do benefício precisa do documento para conseguir viajar para ver a família na capital paulista, em São Paulo (SP). Igor mudou-se para Ponta Grossa para estudar na UTFPR e vê a família com raridade, pela distância entre as cidades e o alto preço de passagem. “Raramente vou ver minha família. A passagem mais barata ultrapassa dos 100 reais, e esse dinheiro para um estudante é quase uma quantia de um mês” lamenta Felipe. Beneficiário o ID Jovem, documento que é emitido da vinculação ao Cadastro Único do governo federal. Igor ainda afirma que não consegue ir para São Paulo com passagem gratuita pelo benefício. “No guichê sempre afirmam que existe apenas um horário na semana, e esse horário nunca está disponível” ressalta Felipe. Conforme apurado, a disponibilidade de horários saindo de Ponta Grossa para, por exemplo, São Paulo é apenas de uma disponibilidade de horário na semana. Segundo a empresa responsável pela viagem, o horário liberado para a venda de passagens com isenção para o benefício é todos os sábados, a meia noite e dez minutos da manhã. “Não tem como utilizar este horário, pois chego na manhã do domingo e na segunda já tenho aula” aponta Felipe.

Outra opção para conseguir gratuidade pelo benefício seria uma baldeação em Curitiba, local onde existem mais horários disponíveis para, no caso do estudante, conseguir chegar até a capital paulista. Porém, a reportagem apurou que não emitem passagens saindo de Curitiba (PR) até São Paulo (SP) em Ponta Grossa e outros destinos que a empresa de ônibus é responsável. No guichê de venda de passagens a reportagem foi informada que não é disponibilizada a venda para os beneficiários do ID Jovem para Ponta Grossa para uma baldeação em outra cidade, como no caso, Curitiba e que só é possível a compra na capital do Paraná. Essa inviabilidade só prejudica, pois além da dependência de horários que saem de Ponta Grossa para Curitiba, o número de vagas em um ônibus para os usuários do ID Jovem é de no máximo quatro vagas, sendo duas para passagens com 100% de isenção, e outras duas com 50% de isenção.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), a agência responsável pela fiscalização em casos com gratuidade pela lei do Governo Federal é a Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os esclarecimentos devem ser procurados a entidade. A reportagem não conseguiu contato com a ANTT a tempo do fechamento desta edição.

O que é o ID Jovem

O ID Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também, vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no decreto do Governo Federal ainda da presidente Dilma Roussef, n° 8.537/2015, de direitos garantidos segundo o Estatuto da Juventude, Lei n° 12.852/2013. Para a emissão do documento é necessário, primeiramente, ter o cadastro único, e acessar o site da Secretaria Nacional da Juventude para a emissão e impressão do documento. O direito de gratuidade de passagens é apenas disponível para ônibus em carros da linha convencional.

Ficha Técnica:

Reportagem: Germano Busato
Edição: Alunos do 2º ano do curso de jornalismo e Rafael Santos
Supervisão: Professores(as) Angela Aguiar, Ben-Hur Demeneck, Fernanda Cavassana e Rafael Kondlatsch