Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes presta atendimento pelo site

 

O processo de concessão e renovação dos benefícios meia-tarifa e passe livre é realizada de forma inteiramente online em 2021. O fornecimento dos serviços segue as recomendações sanitárias da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), com o intuito de evitar aglomerações. O atendimento é realizado através do site da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT). A solicitação dos benefícios estudantis pode ser realizada a qualquer momento e atende estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Para efetuar a solicitação pela primeira vez, é necessário o envio de documentos digitalizados, como comprovante de matrícula, comprovante de endereço, registro geral (RG) ou certidão de nascimento, o cadastro de pessoa física (CPF), termo de responsabilidade e RG e CPF do responsável.

O processo em Ponta Grossa foi iniciado no começo de fevereiro, e os pedidos são feitos exclusivamente pela internet. Após o cadastramento do requerente e envio dos documentos, se inicia o processo de análise, que pode ser acompanhado pela própria plataforma da AMTT, onde é possível realizar o envio de documentos complementares e até mesmo efetuar o pedido de recurso caso o benefício seja indeferido.

 

Terminal Central, um dos principais terminais de Ponta Grossa. Foto: João Gabriel Vieira

 

A auxiliar de limpeza Magda Ramos, que renovou o passe livre para seu filho, conta que o processo foi simples. Após a recomendação recebida da escola na qual o filho está matriculado, realizou o cadastro pelo site da Autarquia com o envio de documentos como o CPF do adolescente e a matrícula escolar. Em conversa com a reportagem, a Diretora do Departamento de Trânsito da AMTT, Rosana Cruz reforçou que todos os serviços estão ocorrendo de forma remota, respeitando as recomendações de distanciamento social. Relata também que o benefício da meia passagem tem sido requisitado com menor frequência, devido a suspensão das aulas presenciais na cidade, uma vez que o público universitário e estudantes do ensino fundamental e médio representam a maior demanda do serviço.

O benefício do passe escolar foi instituído na cidade de Ponta Grossa pela Lei Municipal 7.018 no ano de 2002. Com a atualização mais recente em 2019, está previsto que o estudante beneficiado pague cinquenta por cento do preço da tarifa vigente no período e tem direito a até quatro passes escolares por dia letivo de acordo com a quantidade de períodos frequentados pelo beneficiário. Os estudantes que frequentam o ensino fundamental público, cujas famílias estejam em situação de risco social e possuam renda total inferior a dois salários mínimos, terão direito a transporte gratuito, através da obtenção do cartão passe livre.

Não existe data limite para o requerimento do benefício. Para realizar a solicitação, basta acessar o link: https://amtt.pontagrossa.pr.gov.br e efetuar o cadastro.

 

Ficha Técnica:
Repórter: João Gabriel Vieira
Edição: Larissa Onorio
Publicação: Mirella Mello
Supervisão: Rafael Kondlatsch, Marcos Zibordi e Kevin Kossar