Ciclorrota ligará campus Uvaranas à Fazenda Escola

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em reunião com a equipe de Inovação e Desenvolvimento do Esporte do Paraná, decidiu aprovar a criação de uma ciclorrota que ligará dois pontos importantes da comunidade acadêmica: o Campus Uvaranas da UEPG e a Fazenda Escola.
A ideia surgiu do Programa Pedala Paraná, que irá criar uma grande rota cicloturística pelo Estado, passando por municípios como Curitiba, Campo Mourão, Pato Branco e Guarapuava, além de Guaratuba e Matinhos na faixa litorânea. A reunião, que ocorreu no fim de julho, teve como desfecho uma resposta positiva para a criação da ciclorrota no trecho, basta agora, a Superintendência Geral do Esporte tratar dos termos e concessões para que os projetos sejam oficializados.

 

Assessoria Sant Anna

Assessoria Sant'Anna

Trecho
Em Ponta Grossa, o projeto pretende contemplar de 35 a 50 km de ciclorrotas. O trecho entre o campus e a Fazenda Escola foi escolhido devido ao fato de fornecer uma maior segurança para alunos e comunidade, além de ser um incentivo para a visitação de atrações turísticas que contemplam a região.
Para Vinícius Camargo Swiatowski, aluno de agronomia da UEPG que faz o trajeto de bicicleta durante todo o período da sua graduação, é muito importante a implantação da ciclorrota no local. “É um trecho perigoso, pista simples, bastante trânsito de caminhões e veículos”, diz. Além disso, Camargo comenta. “Essa ciclorrota é importante para a segurança dos ciclistas e também para fortalecer este esporte e a visitação dos pontos turísticos como o buraco do padre e a cachoeira da mariquinha, fazendo com que aumente a interação entre os acadêmicos e a comunidade”.
O aluno Alexandre Ochonski, que frequenta o Campus Uvaranas da UEPG e faz o trajeto de bicicleta desde 2020, aborda a questão da segurança: “É muito bom saber que a iniciativa foi tomada, porque nós ciclistas não nos sentimos tão seguros como deveríamos, acredito que a criação da ciclorrota fará aumentar o respeito do motorista com os ciclistas, o que é muito importante”.

 

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui.

 

Ficha Técnica

Repórter: Diego Chila
Edição: Maria Eduarda Ribeiro
Publicação: João Gabriel Vieira
Supervisão de Produção: Muriel Amaral, Cândida de Oliveira e Jeferson Bertolini
Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen