Moradores de cidades vizinhas reclamam de falta de ônibus para PG

Redução de horários tem prejudicado moradores de Castro e Carambeí, principalmente à noite

 

Moradores de cidades vizinhas estão com dificuldades de deslocamento a Ponta Grossa e a situação torna-se mais crítica à noite. Isto porque a Viação Iapó - única empresa de ônibus metropolitanos de Ponta Grossa a Castro e Carambeí - limitou os horários de viagem até às 18h40, em todos os dias da semana, desde o início da pandemia.

InShot 20220620 160730692

Foto: Carlos Solek

Com essa medida, diversos moradores que voltam para esses municípios no fim do dia sofrem com a falta de horários noturnos disponíveis: desde universitários, trabalhadores, pessoas que vêm fazer compras ou até mesmo realizar exames em hospitais de Ponta Grossa.


Rafaela Coradim, estudante de Engenharia de Alimentos, tem dificuldades para voltar para Castro no final da tarde. Os horários dos ônibus metropolitanos e urbanos não coincidem. “Quando volto de ônibus, tenho que pegar primeiro um do Uvaranas até o centro, para daí poder embarcar no metropolitano. Isso acaba levando um certo tempo e quando tem um atraso, há um sério risco de acabar perdendo a última linha”.


A falta de horários prejudica quando há alguma atividade noturna em Ponta Grossa, pois ela é obrigada a pernoitar na cidade ou pegar uma outra linha na rodoviária, que custa mais que o dobro do preço habitual.


André Luís Oliveira, estudante de Engenharia de Produção, aponta os mesmos problemas. “É um descaso muito grande, pois muitos estudantes têm de se mudar para Ponta Grossa por conta dessa falta de ônibus”. Além disso, há outro problema: os intervalos de horários das linhas, em geral, são maiores que uma hora e meia.


Carambeí
Os moradores de Carambeí também reclamam da falta de opção de horários. Jurandir Oliveira mora na cidade, trabalha em uma empresa de Ponta Grossa e, para voltar para casa, enfrenta todos dias uma correria. "Saio do trabalho às seis da tarde e corro direto para o ponto de ônibus para conseguir retornar com o último; se perco, tenho de voltar com carro de aplicativo, que custa quase dez vezes mais que a tarifa”, reclama. Atualmente, a passagem de Ponta Grossa para Castro custa R$ 5,80 e, para Carambeí, R$ 4,85.


Procurada pela reportagem por e-mail e telefone, a Viação Iapó não entrou em contato para explicar porque não há mais os horários de 20h30 e 22h30 para Castro.

 

Ficha Técnica

Reportagem: Carlos Solek

Edição e publicação: Janaina Cassol

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen