Entre maio e julho, Ponta Grossa aumenta em 80% o índice de vacinação contra a Covid-19

Número de aplicações passou de 91 mil para 173 mil no período

 

A cidade de Ponta Grossa apresentou um aumento de quase 90% no número de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, entre maio e julho. Em meados de maio, a cidade registrava pouco mais de 91 mil doses aplicadas. No dia 06 de julho, dados da Prefeitura Municipal apontam a aplicação de mais de 173 mil doses. A Prefeitura de Ponta Grossa atribui a aceleração da campanha ao aumento de vacinas repassadas pelo Governo Estadual. O acréscimo possibilitou a vacinação de 49% da população maior de 18 anos com a primeira dose. 

 Caminhoneiro vacinando
Caminhoneiros, ferroviários e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros foram imunizados com dose única na Estação Arte e no SESR/SENAT

Foto: Assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

 

Questionada se o ritmo da vacinação poderá sofrer uma queda e retornar ao patamar dos meses anteriores, a Prefeitura reiterou que as aplicações e a continuidade da campanha de vacinação dependem do repasse das doses pelo Governo Federal. Ainda de acordo com a Prefeitura, o município não tem autonomia para executar outras funções além da aplicação e disponibilização de locais de vacinação. 

 O conselheiro municipal de saúde, Jefferson Palhão, destaca que o critério de distribuição de vacinas seguidos pelo governo estadual são fatores de impacto direto no andamento da campanha de vacinação em Ponta Grossa. “Como o Estado faz para distribuir é algo que gera curiosidade, os conselhos municipais não sabem, as prefeituras não sabem direito quais os critérios e como eles são aplicados, e essa questão está gerando atrito. Porque enquanto alguns municípios estão muito avançados, outros, com populações maiores, estão com a vacinação lenta à espera de vacinas”, afirma Palhão. 

 O conselheiro admite que sem as doses a cidade fica de mãos atadas, pois não há medidas que possam ser tomadas de forma independente quanto à aquisição de vacinas, mesmo que a Prefeitura local tenha a verba para a compra. Por isso, o conselheiro afirma que o foco no município está em garantir a excelência na aplicação das doses. “Eu sempre converso com o secretário de saúde, se as doses chegarem nós garantimos a aplicação o mais rápido possível. Se precisarmos, contratamos mais aplicadores. O problema não são os profissionais e sim a distribuição das doses”. 

 

 Governo estadual

A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) divulgou no dia 24 de junho uma mudança na distribuição das doses junto ao novo cronograma de vacinação do Paraná. Segundo a SESA, a nova estratégia tem o intuito de equilibrar a imunização nas faixas etárias. Assim, cidades que apresentam atraso ou lentidão na vacinação conseguem alcançar os municípios que já avançaram no calendário.

A SESA afirma que a decisão é uma medida técnica que será realizada pela equipe. Seguindo a nova estratégia, que leva em consideração uma estimativa de recebimento semanal de doses do Ministério da Saúde, o Estado do Paraná pretende igualar a vacinação em todos os municípios até o final de agosto. 

A Secretaria orienta as cidades a realizarem uma busca ativa daqueles que já tomaram a primeira dose, dentro do prazo estipulado para a segunda aplicação, a fim de acelerar a imunização. A SESA também espera a rápida e eficaz aplicação das remessas que chegam às cidades.

Segundo dados das prefeituras, em comparação com municípios paranaenses com população similar, Ponta Grossa apresenta um total de doses aplicadas inferior em relação a Cascavel, onde foram aplicadas mais de 184 mil doses, número superior a São José dos Pinhais, com mais de 140 mil doses.

 

Ficha técnica

Reportagem: João Gabriel

Edição e Revisão: Larissa Onorio, Tayna Lyra

Publicação: Tayna Lyra

Supervisão: Jeferson Bertolini, Marcos Zibordi, Maurício Liesen