Sexta edição da Semana Social Brasileira realiza evento online para trabalhar temáticas relacionadas aos direitos humanos e cidadania. Foto: Maria Fernanda de Lima

 

A 6ª Semana Social Brasileira, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), completa sete meses de atuação, no dia 28 de fevereiro. Com base nos apelos do Papa Francisco, as Igrejas de todo o país e, principalmente, de Ponta Grossa, buscam mobilizar a sociedade com o tema “Mutirão pela Vida – Por terra, teto e trabalho”. A ação acontece através de diálogos e materiais pedagógicos, que estão disponíveis em uma plataforma on-line para os participantes. O movimento cristão também conta com a colaboração de figuras inter-religiosas, com a intenção de assumir um papel político na sociedade.

 

Por meio de influências europeias, as Semanas Sociais surgiram no Brasil em 1991. Desde então, foram mais de 250 eventos realizados, com a presença de 25 mil pessoas. Os eventos também auxiliaram em ações sociais, como o Grito dos Excluídos, a formação da Rede Jubileu Sul Brasil, o fortalecimento das Pastorais Sociais e os plebiscitos sobre a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) e a dívida pública. Além de solicitar uma assembleia global ao Papa Francisco, em virtude da defesa da vida na terra.

O coordenador da comissão de formação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil e, também, membro da equipe coordenadora da CNBB em Ponta Grossa, Roberto Barbosa, explica que um dos objetivos da 6ª SSB é registrar e denunciar violações dos direitos humanos e tudo que afeta, diretamente, a dignidade e conquista da terra, do teto e do trabalho. “Não fazemos o mundo sozinhos, precisamos de solidariedade e de fraternidade”, destaca Roberto.

Anatólia Kaczurouski Barbosa é coordenadora do Conselho Paroquial Comunitário da Paróquia São João Evangelista, que está localizada em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Anatólia considera importante que a comunidade cristã mobilize a sociedade para prestar apoio a todos, pois cada ser humano tem direito a uma vida digna. “Como o próprio Papa Francisco nos ensina na Campanha da Fraternidade de Cristo, tudo que se é dividido gera igualdade”, afirma a coordenadora ao responder sobre as ações sociais realizadas pela comunidade católica.

A 6ª SSB está prevista para ocorrer até o final do ano de 2022, com possíveis alterações nas datas, por conta da pandemia do novo Coronavírus. Aos interessados em participar desta ação, basta acessar o site da Semana Social Brasileira e conferir mais sobre o mutirão.

Ficha Técnica: 

Repórter: Leriany Barbosa

Editor: Larissa Hofbauer

Supervisores:  Angela Aguiar,  Jeferson Bertolini.

Foto: Maria Fernanda de Lima