Frente Democrática realiza ato nacional em Ponta Grossa pelo impeachment de Bolsonaro

Manifestação está marcada para este sábado, dia 25, às 16h, na frente da "Igreja dos Polacos"

 

Diante de mais de 454 mil mortos pela covid-19 e os níveis de desigualdade social e pobreza cada vez maiores no Brasil, diversos movimentos sociais e sindicatos realizam uma manifestação nacional no sábado (29/05) contra a falta de políticas públicas pelo governo federal para combater a pandemia.

Em Ponta Grossa, a Frente Ampla Democrática (FAD) da cidade organiza o ato. A integrante da coordenação coletiva da FAD em PG, Jennifer Dias, explica que o protesto, que será presencial, é um ato de resistência contra os desmandos do atual presidente Jair Bolsonaro, além da defesa de outras pautas como a agilidade do programa nacional de vacinação contra a covid-19, lockdown geral para conter a pandemia e um auxílio emergencial de R$600 para os mais de 60 milhões de desempregados.

 

189646185 785128558831570 5629861553358545666 n

 Cartaz do ato organizado, em Ponta Grossa, pela Frenta Ampla Democrática. Foto: Reprodução Facebook FAD

 

Jennifer ressalta que a manifestação conta com todos os cuidados de prevenção ao vírus, mantendo condições necessárias aos participantes, além do distanciamento social. “Este é o terceiro ato que realizamos na pandemia, sempre orientados por um modelo de proteção que garanta higienização de pessoas e objetos que estejam na manifestação”, diz. A organizadora do evento informa as justificativas da manifestação. “No 29 de maio destacamos problemas não exclusivos da pandemia, como a reforma administrativa, a CPI do Covid-19 e outros acontecimentos que marcam 2021”, explica.

A FAD, que organiza o movimento na Cidade, é composta por entidades sociais, sindicatos, partidos de esquerda e centro-esquerda, além de pessoas independentes. O ato tem ainda o apoio da Frente Anti-Fascista de Ponta Grossa. A coordenação do movimento pede que os manifestantes sigam todas as medidas sanitárias de segurança, como o uso de máscaras (de preferência PF2), álcool gel e a não-aglomeração entre os participantes na manifestação.

A professora da rede estadual Maria Andreia Dias destaca a importância da participação de PG no protesto nacional. “É um avanço para nossa cidade fazer parte do ato nacional, pois estamos à mercê de medidas sanitárias insuficientes tomadas pelo governo, além dos impactos da falta de políticas públicas para combater a fome e a miséria”, explica. Um dos principais coordenadores do 29 de maio no País, o ex-candidato a presidente Guilherme Boulos (PSOL) publicou um vídeo nas redes sociais convocando apoiadores a comparecer na manifestação: “Quero fazer um convite a todos vocês, vamos tomar as ruas no próximo dia 29 de maiono país inteiro, pelo Fora Bolsonaro”, diz.

A manifestação do dia 29 de maio em Ponta Grossa acontece às 16h na Praça Barão de Guaraúna, em frente à Igreja dos Polacos. Outras informações sobre o evento estão nas redes sociais da organização: clique aqui ou acesse o Facebook da FAD.

 

Ficha técnica

Repórter: Carlos Augusto Solek

Supervisão: Sérgio Gadini