Associações estudantis arrecadam donativos para ONGs de PG

Alimentos, agasalhos e outros produtos arrecadados são destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (Caem) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou uma campanha no final deste mês para arrecadar doces que serão distribuídos a crianças da ONG Associação Reviver no Natal. Ao longo do ano, outras ações envolveram estudantes de diferentes cursos universitários e suas agremiações.

Josiane Borcz, integrante da Caem, diz que esta é a segunda arrecadação feita neste ano. Ela conta que na primeira ação, realizada em abril, foram arrecadados R$85,00, além de doces, para organizar kits que foram distribuídos às crianças na Páscoa. "Foi bem satisfatório porque eu lembro que todas as crianças ganharam doces e até sobraram alguns pacotinhos", afirma. 

Para Josiane, a realização do projeto foi marcante por conta da interação das crianças. "Algo que me marcou muito é que todas as crianças e adolescentes quiseram participar das brincadeiras que fizemos. Foi uma experiência muito engrandecedora que me fez perceber que as coisas simples, como atenção e carinho, continuam sendo as mais importantes", conta.

O centro acadêmico ainda não encerrou as arrecadações da ação em andamento. Para doar, interessados podem fazer a transferência de qualquer valor via Pix pela chave 334545910001 (CNPJ) ou diretamente na sede da instituição que está localizada no campus da UEPG, em Uvaranas. 

 

Agasalhos 

Associações atléticas da UEPG também fizeram arrecadações ao longo do ano. A atlética VI de Novembro, que reúne acadêmicos dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Contábeis e Economia, e a AAJ Coringaço, do curso de Jornalismo, realizaram a campanha “Seu calor, meu agasalho - sua generosidade aquecendo corações” durante o mês de junho, com o objetivo de arrecadar agasalhos para o período de inverno em Ponta Grossa. 

Caixa de doação, agasalhos

Ponto de coleta de agasalhos no bloco A da UEPG. / Foto: Janaina Cassol

O setor social da VI de Novembro possui duas diretoras: Isabella John, estudante de Comércio Exterior e Thaysa Bueno, de Administração. Thaysa explica como foi o trabalho de arrecadação. “Junto com o Bruno Artero, do projeto social Reinventa, as duas atléticas deixaram caixas de coleta em dois pontos: um no bloco A e outro no bloco C da UEPG Central”, relata. As doações foram entregues à Ocupação Ericson John Duarte e à Instituição Social Cáritas. 

A atlética VI de Novembro, conta Thaysa, também fez arrecadação de alimentos em seletivas de preparação para os Jogos Inter Atléticas, o JOIA. "Foram várias seletivas, tanto feminina, quanto masculina. A diretoria social e a do esporte se uniram nessa ação, e as doações foram entregues à Casa da Acolhida de Ponta Grossa”. 

A estudante ressalta a importância de iniciativas sociais como essa. “Nosso dever é ajudar a melhorar pouco a pouco o mundo. Nesses pequenos projetos que fazemos, conseguimos engajar outras pessoas a ajudar ou também a fazer ações sociais”.

 

Ficha técnica

Reportagem: Vinicius Sampaio

Edição e publicação: Maria Luiza Pontaldi

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Ricardo Tesseroli e Marcelo Bronoski