O espetáculo “Coração em Chagas” conta a história do médico que descobriu a Doença de Chagas

Você sabe o que é a Doença de Chagas? Sabe se existem formas de prevenção? A peça “Coração em Chagas”, que marcou a estreia do Fenata, conta a descoberta da doença, que ainda não tem nenhuma vacina testada e nem cura em estado avançado.

O espetáculo, convidado para apresentação pela Comissão Organizadora do evento, se passa no interior de Minas Gerais, nos séculos XIX e XX, e narra a história do cientista Carlos Chagas, reforçando a conscientização sobre a doença. A peça teatral foi escrita ao longo de seis meses e idealizada pelo Grupo de Teatro Científico da UEPG.

peça coração em chagdas

Atores encenando peça “Coração em Chagas” na abertura do Fenata. Foto: Maria Fernanda Justus/Foca Foto

Dirigida por Renan Guimarães e Jocemar Chagas, a peça inicia com uma apresentação musical do elenco. A mesma música é cantada ao longo de todo o espetáculo para indicar mudança de cenas. No elenco estão 11 atores, e há somente um personagem fixo, Carlos Chagas, que é contracenado por dois atores.

A composição do palco é simples, mas a interação que o elenco faz com ela, envolve o público. Os tablados de madeira servem como banco, para representar paredes de casas ou ainda, construção de rodovias. O coração ao fundo do palco não é só uma figura visual e fica pulsando em momentos específicos da apresentação. Também é preciso falar do jogo de iluminação e cor, que acontece no momento certo da produção.  

O figurino da apresentação ganha destaque. Roupas com muitas camadas, babados e tons terrosos lembram os séculos passados e o estilo de cidades do interior. As meias vermelhas, utilizadas por todos os atores, são o único padrão e referenciam o sangue e o coração, representando a dor humana do povo brasileiro.

Com 60 minutos de duração, o espetáculo permite vários momentos de interação com o público, que se divertiu e aplaudiu sem parar ao fim da história. Em sua segunda apresentação, “Coração em Chagas” mostra o potencial de uma peça feita para ensinar e conscientizar o público. Ao fim, quando as luzes do palco apagam e a música acaba, o coração continua a pulsar na arte e na ciência.  

Por Isadora Ricardo

Serviço:

Peça: “Coração em Chagas” – Teatro Convidado do 50º Fenata (8/11/22, 14h)

Direção: Renan Guimarães e Jocemar Chagas

Duração: 60min

Local: Teatro Marista